By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Plantar sementes no Réveillon pode ser bom ritual para novos começos; saiba mais 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Plantar sementes no Réveillon pode ser bom ritual para novos começos; saiba mais 
outros

Plantar sementes no Réveillon pode ser bom ritual para novos começos; saiba mais 

Última atualização: 29 de dezembro de 2024 07:00
9 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Simpatia para novo ciclo pode fazer bem também até mesmo à saúde mental
Este conteúdo foi originalmente publicado em Plantar sementes no Réveillon pode ser bom ritual para novos começos; saiba mais no site CNN Brasil.  Lifestyle, #CNNPop, Ano Novo, Réveillon, rituais antigos CNN Brasil

Contents
Por que Nefertiti continua inspirando 3.300 anos depois de seu reinadoRelembre 5 tendências de moda que marcaram 2024Do brilho ao cromado: veja inspirações de unhas para o Ano Novo

Plantar sementes no Réveillon é um dos rituais que podem ser feitos para iniciar o ano em bom estilo. Assim como tais grãos, que carregam o potencial de crescimento e transformação, um novo ano é símbolo de organizar novos sonhos e metas, a fim de cultivar um próximo ciclo repleto de realizações.

A estudiosa e mística Luciana do Rocio Mallon explica que a simpatia de plantar sementes de árvores durante o Réveillon têm origem na Grécia Antiga. “Segundo esses antigos, à medida que estas sementes crescem seus sonhos vão se realizando”, explicou à CNN. 

  • Por que Nefertiti continua inspirando 3.300 anos depois de seu reinado

    Por que Nefertiti continua inspirando 3.300 anos depois de seu reinado

  • Relembre 5 tendências de moda que marcaram 2024

    Relembre 5 tendências de moda que marcaram 2024

  • Do brilho ao cromado: veja inspirações de unhas para o Ano Novo

    Do brilho ao cromado: veja inspirações de unhas para o Ano Novo

Segundo ela, algumas das principais sementes escolhidas para a simpatia são: uva, romã e girassol. Cada uma delas com um significado específico. Veja:

- Advertisement -
Ad image
  • Sementes de uva: durante o Réveillon existe a tradição de comer 12 bolinhas de um cacho de uva, depois pegar as sementes desse mesmo cacho e plantar pensando nos seus sonhos. Essa simpatia tem origem em rituais para o deus Dionísio ou deus Baco que era o deus da uva, das festas, dos prazeres e das realizações;
  • Sementes de romã: na passagem do ano, existe a simpatia de comer romã e pegar 12 sementes dela para plantar no primeiro dia do ano. A romã era a fruta preferida de três deusas: Afrodite, Perséfone e Abundia que também era conhecida como Fortuna. Para os gregos a romã tinha o poder de deixar as mulheres mais atraentes, ricas e prósperas.
  • Sementes de girassol: plantar sementes de girassol no Réveillon são para quem deseja felicidade e sucesso. Essa prática veio dos índios da América do Norte e da América Central. Pois para eles, o girassol é uma representação do deus Sol. Portanto, o girassol representa o sucesso.

A ideia de plantar sementes pode ser até mesmo de cunho religioso. “Alguns pajés aconselham a plantar 12 sementes de girassol ao meio-dia do primeiro de janeiro. Pois, 12 sementes representam os 12 meses do ano”. diz Luciana.

Em comunicado enviado à CNN, o Instituto da Unificação Espírita do Brasil (Unieb) afirma que o ritual de plantar sementes no Ano Novo carrega um simbolismo profundo de renovação e prosperidade, sendo uma prática que une tradição e espiritualidade. “Representa, sobretudo, o desejo por crescimento, tanto material quanto espiritual. Aquilo que se planta com fé, dedicação e intenção positiva tem grandes chances de florescer ao longo do tempo.”

“A escolha das sementes pode intensificar os significados e desejos projetados. O alecrim, por exemplo, está associado à saúde e à purificação. As sementes de girassol, alegria e sucesso. O Instituto Unieb incentiva a prática como uma forma de refletir sobre intenções, ao mesmo tempo em que se conecta com a natureza e com o poder transformador de um novo ciclo”, diz o comunicado.

Para além do subjetivo, um ritual pode ainda ter um significado psicológico, que de fato tem impacto na saúde mental.

“O ser humano, neurologicamente, necessita de rituais. O nosso cérebro funciona por meio dessas práticas. É como se o ritual estabelecesse um compromisso, marcando uma data ou um ato significativo, que permite ao cérebro registrar aquele momento específico como o início ou o fim de um ciclo”, explica a psicanalista Ana Lisboa.

“Quando plantamos sementes em um momento de transição — o fim de um ciclo e o começo de outro —, automaticamente geramos uma identificação no cérebro daquele instante que é especial. O ritual, por sua vez, reforça esse entendimento, fazendo com que a pessoa perceba que aquela decisão ou ação terá impacto em sua vida. Essa ação tem efeito placebo, que vai além de qualquer simpatia e independentemente da opinião e crença de cada um. Ela opera pelo efeito da liberação de dopamina no cérebro, proporcionando uma sensação de bem-estar”, complementa a profissional.

“Por meio deste ato simbólico, a pessoa toma uma decisão consciente, algo que a Programação Neurolinguística (PNL) também explora. Quando essa decisão é externalizada — ao plantar uma semente, por exemplo —, ela associa aquele ato a um desejo ou objetivo específico. O movimento de plantar reforça, de maneira inconsciente, o compromisso com a realização desse objetivo, tornando-o ainda mais forte e por isso se realize. O ritual serve como um encontro, ancorando a intenção e fortalecendo o propósito. É um exemplo poderoso de como pequenas ações simbólicas podem influenciar mudanças significativas em nossas vidas”, conclui a profissional.

Descubra as tendências de decoração para 2025, segundo o Pinterest

Este conteúdo foi originalmente publicado em Plantar sementes no Réveillon pode ser bom ritual para novos começos; saiba mais no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Emendas PIX: MPF exige que prefeituras do Sul da Bahia expliquem aplicação de R$ 16,8 milhões
Next Article Bolsonaro toma decisão sobre posse de prefeitos eleitos em 2024
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?