By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Dois novos planetas desafiam teoria sobre formação de sistemas planetários 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Dois novos planetas desafiam teoria sobre formação de sistemas planetários 
outros

Dois novos planetas desafiam teoria sobre formação de sistemas planetários 

Última atualização: 16 de janeiro de 2025 12:18
8 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Astrônomos descobriram dois novos planetas fora do Sistema Solar: uma super-Terra interna e um planeta gigante gelado externo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dois novos planetas desafiam teoria sobre formação de sistemas planetários no site CNN Brasil.  Tecnologia, Astronomia, Exoplaneta, Planetas CNN Brasil

Contents
Leia MaisFalcon 9: foguete da SpaceX leva duas missões à Lua de uma só vezBeijo e captura: Plutão e Caronte se formaram em inédita colisão cósmicaPrimavera em Marte tem avalanches, explosões de gelo e dunas; veja fotos

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Warwick, na Inglaterra, e da Universidade de Genebra, na Suíça, descobriram dois novos planetas fora do Sistema Solar: uma super-Terra interna e um planeta gigante gelado externo. As descobertas, registradas em artigo publicado no Astronomy & Astrophysics na quarta-feira (15), desafiam a compreensão científica de como os sistemas planetários se formam e colocam teorias atuais em debate.

Uma super-Terra é um planeta rochoso que possui massa maior do que a Terra, mas menor que a massa dos gigantes gasosos do Sistema Solar.

A existência desses dois exoplanetas dentro do sistema WASP-132 está derrubando paradigmas aceitos sobre como sistemas planetários do tipo “Júpiter quente” — planetas com massas semelhantes às de Júpiter, mas que orbitam mais perto de sua estrela do que Mercúrio orbita o Sol — se formam e evoluem.

- Advertisement -
Ad image

Leia Mais

  • Falcon 9: foguete da SpaceX leva duas missões à Lua de uma só vez

    Falcon 9: foguete da SpaceX leva duas missões à Lua de uma só vez

  • Beijo e captura: Plutão e Caronte se formaram em inédita colisão cósmica

    Beijo e captura: Plutão e Caronte se formaram em inédita colisão cósmica

  • Primavera em Marte tem avalanches, explosões de gelo e dunas; veja fotos

    Primavera em Marte tem avalanches, explosões de gelo e dunas; veja fotos

Esses planetas não possuem gás e poeira suficientes para que eles se formem onde são observados. Por isso, a teoria atual é que eles se originam longe de sua estrela e migram para uma região mais próxima dela conforme o sistema planetário evolui.

Até então, os astrônomos acreditavam que Júpiteres quentes orbitavam sua estrela sozinhos, pois a migração em direção a ela ejetaria outros planetas do sistema. No entanto, as observações da nova pesquisa colocam essa teoria em questão.

“A detecção da super-Terra interna [próxima da estrela] foi emocionante, pois é particularmente raro encontrar planetas no interior de Júpiteres quentes. Realizamos uma campanha intensiva com instrumentos de última geração para caracterizar sua massa, densidade e composição, revelando um planeta com densidade semelhante à da Terra”, explica David Armstrong, professor associado de física da Universidade de Warwick, em comunicado à imprensa.

A descoberta dos dois novos planetas adiciona uma camada de complexidade ao sistema WASP-132, na visão dos pesquisadores, pois a migração de um Júpiter quente em direção à sua estrela por meio de perturbação dinâmica desestabilizaria as órbitas dos outros dois planetas.

Isso sugere que possa haver um caminho de migração “frio” mais estável para o Júpiter quente em um disco protoplanetário que circunda uma estrela jovem e é o local de formação do planeta.

“O sistema WASP-132 é um laboratório notável para estudar a formação e evolução de sistemas multiplanetários. A descoberta de um Júpiter quente ao lado de uma super-Terra interna e um gigante distante coloca em questão nossa compreensão da formação e evolução desses sistemas. Esta é a primeira vez que observamos tal configuração”, diz François Bouchy, professor associado do departamento de Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade de Genebra.

Os astrônomos também observaram que a super-Terra (um planeta rochoso com seis vezes a massa da Terra) órbita a estrela em apenas 24 horas e 17 minutos; e o gigante gelado (cinco vezes a massa de Júpiter) orbita a estrela hospedeira em cinco anos.

As observações do WASP-132 continuam, com o satélite Gaia da ESA medindo variações mínimas nas posições das estrelas desde 2014, com o objetivo de revelar seus companheiros planetários e anãs marrons externas.

Exoplanetas: o que são e como são descobertos?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dois novos planetas desafiam teoria sobre formação de sistemas planetários no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Após carro ser arrastado pela chuva, corpo de homem é encontrado no Sertão de PE 
Next Article Tiroteio deixa três mortos e três feridos no interior do RJ 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?