By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Aumento nas vendas de carros usados faz aumentar golpes; veja dicas
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Aumento nas vendas de carros usados faz aumentar golpes; veja dicas
outros

Aumento nas vendas de carros usados faz aumentar golpes; veja dicas

Última atualização: 26 de janeiro de 2025 09:00
8 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

As vendas de carros usados bateram recorde no Brasil em 2024, com um crescimento de 9,2% quando comparadas a 2023. Foram, segundo a Fenauto, 15.777.594 veículos negociados, o melhor resultado desde 2011, quando a associação passou a divulgar os dados. Mas os resultados positivos também geram problemas: o setor de usados está na mira de golpistas, que se aproveitam do momento.

Contents
Os golpes mais comuns com carros usados:Não faça pagamentos antecipados ou a terceiros/intermediáriosDesconfie de preços muito baixosPesquise sobre o vendedorVeja o veículo e procure saber do históricoCadastro efetuado com sucesso!Anúncios e carros clonados
  • Relacionadas
  • Carros usadosGol, Uno, Palio: veja os carros usados mais vendidos do Brasil em 20248 jan 2025 – 16h01
  • Carros usadosCâmara libera importação de carros usados por militares e servidores2 jun 2024 – 07h06
  • NotíciasNovo golpe avisa por SMS sobre falsa suspensão da CNH21 nov 2024 – 12h11

Os golpes mais comuns com carros usados:

Golpe do falso intermediário – Golpistas colocam-se como intermediários da negociação, copiando o anúncio on-line. Na hora de visitar o carro, quem vai é um real interessado no carro. Mas cria-se uma história e o dinheiro não é pago a quem realmente está vendendo o carro, mas sim para o golpista. 

Venda de carros clonados – Carros com placas clonadas ou documentos falsificados são colocados à venda. Os compradores podem acabar com um veículo ilegal ou até mesmo apreendido.

Anúncio falso com pagamento antecipado – Golpistas criam anúncios atrativos, mas em cidades distantes. Para que o interessado não perca aquele negócio aparentemente tão bom, os golpistas pedem pagamentos antecipados como forma de sinal para garantir o negócio. E desaparecem.

- Advertisement -
Ad image

Carros com histórico de sinistro ou leilão oculto – Veículos com histórico de acidentes graves, passagem por leilão ou até mesmo roubo são vendidos sem que o comprador seja informado.

Fraudes em documentos – Documentos adulterados ou falsificados são apresentados como autênticos, induzindo o comprador ao erro e comprometendo a legalidade da compra.

Continua após a publicidade
308 Allure 2.0 da Peugeot, i30 1.6 da Hyundai e Cruze LT 1.8 da Chevrolet, ambos modelo 2013 durante teste comparativo da revista Quatro Rodas.
É preciso tomar cuidado ao comprar e vender um carro usadoAcervo/Quatro Rodas

Assim, é preciso reforçar os cuidados na hora de se comprar ou vender carros, especialmente pela internet. Não realizar pagamentos antecipados e pesquisar sobre o comprador ou o vendedor são algumas das principais dicas para não se cair em golpes, mas há outros tipos. Abaixo, elencamos, ao lado da plataforma Olho no Carro, os principais golpes e como proteger-se deles.

Não faça pagamentos antecipados ou a terceiros/intermediários

Seja por telefone, aplicativos de mensagens ou pessoalmente, não caia em conversas que envolvam “urgência” no pagamento do veículo ou um sinal para garantir a compra, especialmente se a negociação for entre pessoas físicas desconhecidas. Há o risco de que quem recebeu o dinheiro suma – sem, é claro, entregar o veículo.

Desconfie também se houver uma solicitação de pagamento em contas de terceiros, que podem ser laranjas (cúmplices ou não), ou se houver alguma pessoa intermediando a negociação. Em caso de golpe, isso será mais um fator dificultador para rastrear e recuperar o dinheiro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Desconfie de preços muito baixos

É natural que haja diferenças de preços entre carros semelhantes anunciados, seja por questões como quilometragem, estado, versão ou acessórios, ou por motivos pessoais, como para quem precisa (de fato) do dinheiro com urgência. Mas desconfie quando a oferta for atraente demais.

Por isso, sempre faça buscas em sites especializados em vendas para checar os valores médios de veículos semelhantes. A tabela Fipe também é uma boa referência.

Pesquise sobre o vendedor

Seja pessoa física ou loja, é fundamental que se procure saber algo sobre o vendedor/comprador. A dica é buscar sobre a reputação em sites especializados, redes sociais ou sites destinados a assuntos de justiça. Também desconfie quando o número de telefone e/ou WhatsApp for com DDD muito distante do local do anúncio.

Continua após a publicidade

Veja o veículo e procure saber do histórico

Não compre carros “no escuro” por pressão ou até por própria vontade, caso não conheça o vendedor e a procedência do veículo. É essencial avaliar o estado do veículo pessoalmente, única situação possível para analisar aspectos, como possíveis danos de lataria e mecânica. Além disso, é a única forma de se realizar um test drive, onde problemas mecânicos podem aparecer.

Por fim, consulte o histórico do veículo – não apenas de manutenção, mas também de possíveis roubos, acidentes, passagens de leilão e outras pendências legais, financeiras ou jurídicas.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Anúncios e carros clonados

A clonagem tem sido cada vez mais comum em anúncios online, mas existem duas modalidades diferentes. A primeira, é sobre clonagem de anúncios. Golpistas copiam anúncios, com direito a fotos da loja e do carro, mas com contatos diferentes. Assim, o comprador faz negócio e/ou disponibiliza dados pessoais a criminosos, acreditando ser para uma empresa idônea.

O segundo tipo é para veículos clonados, onde veículos com placas clonada e documentos falsificados são anunciados. Esse tipo de negócio pode resultar em uma compra de um carro inexistente ou de um carro ilegal, com possibilidade ainda de ser roubado.

Publicidade

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Nikolas Ferreira convoca manifestação contra presidente Lula
Next Article Brasileira é encontrada após desaparecer na África e pedir socorro em live 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?