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Tanques da Ferrari F40 têm prazo de validade e custam mais que Pulse Abarth

Última atualização: 26 de janeiro de 2025 11:00
8 meses ago
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Quem tem uma Ferrari cuida dela como se fosse um filho, ainda mais se for um dos modelos mais icônicos que já saíram de Maranello, como é o caso da Ferrari F40. Acredite: manter um carro dos sonhos como esse pode ser absurdamente caro.

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O preço que se paga em uma já diz o que está por vir. É até difícil mensurar, pois foi um carro de tiragem limitada — apenas 1.311 unidades foram fabricadas — e seu valor atualpode variar muito. Mas certamente você gastará, pelo menos, uns R$ 10 milhões.

Como todo carro, ela precisa de revisões periódicas com substituição de determinadas peças por tempo. Além de pastilhas, amortecedores e outros itens que substituímos regularmente, a Ferrari também coloca mais um na lista de trocas: os tanques de combustíveis.

No escape triplo, o central é para o alívio do turbo
Para quem não sabia, a F40 tem dois tanques de combustível e a Ferrari recomenda sua troca a cada sete anosChristian Castanho/Quatro Rodas

Sim, o carro tem dois tanques para distribuir melhor o peso e cada um tem 60 litros. A Ferrari aconselha que a troca dos dois seja feita a cada sete anos, algo pouco convencional na indústria.

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Quanto custará essa manutenção de rotina? 13.255,51 euros por cada tanque, de acordo com essa publicação do Facebook. Ou seja, seria um gasto de, pelo menos, 26.511,02 euros — ou R$ 164.049 no câmbio atual — fora os impostos. É o suficiente para você comprar um Fiat Pulse Abarth e ainda sobraria mais de R$ 10.000 reais de troco.

E esse é só o preço dos reservatórios. Como podemos ver na imagem, ter acesso aos tanques não é uma tarefa das mais fáceis e, certamente, a Ferrari ou uma oficina habilitada para o serviço não cobrará barato para fazer o serviço.

Tanques de combustíve Ferrari F40
Acesso aos tanques não é fácil e, certamente, a mão de obra não é barataTeguh Auto Car/Facebook
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O preço é tão alto que existem algumas alternativas no mercado. A empresa do Reino Unido Bell Sport & Classic, por exemplo, oferece uma opção aos tanques originais. De acordo com a explicação no site oficial da marca, os tanques são feitos à mão e sob medida para F40. A diferença é que esses são feitos de liga metálica e não têm um prazo de validade.

São confiáveis? Isso não podemos afirmar, mas pelo menos são bem mais baratos. De acordo com a empresa, o kit completo com o par de tanques, tubos de ligação, mangueiras de combustível, grampos de mangueira, espuma de defletor e certificação custa 6.950 euros, equivalente a R$ 42.642. Isso sem contar imposto e a taxa envio, que o site não divulga. Mas já é uma baita redução.

Bell Sport & Classic
A empresa Bell Sport & Classic criou um tanque paralelo e sem prazo de validade feito de liga metálica para contornar o problema da F40Bell Sport & Classic/Divulgação
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Usando o reservatório original ou não, quem tem um carro como esse certamente vai querer seguir à risca as recomendações sobre seu prazo de validade. Afinal, não vai querer acabar como a F40 do vídeo abaixo, que pegou fogo em Mônaco há poucos anos.

Mas não precisa se preocupar. O modelo em questão passa bem e já foi devidamente restaurado por uma empresa local, conforme noticiou a mídia europeia.

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