By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Controlar pressão arterial pode prevenir demência, diz estudo 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Controlar pressão arterial pode prevenir demência, diz estudo 
outros

Controlar pressão arterial pode prevenir demência, diz estudo 

Última atualização: 29 de janeiro de 2025 16:01
7 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Trabalho ressalta a importância do controle intensivo da pressão arterial como estratégia para reduzir o risco de comprometimento cognitivo em adultos mais velhos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Controlar pressão arterial pode prevenir demência, diz estudo no site CNN Brasil.  Saúde, Declínio cognitivo, Demência, Hipertensão CNN Brasil

Contents
Leia MaisReduzir consumo de carne vermelha pode proteger cérebro, diz estudoAtividade física pode ajudar na prevenção do Alzheimer: confira comoPesquisadores criam minicérebros para investigar envelhecimento saudávelDescoberta reforça achados anteriores

O controle intensivo da pressão arterial por três anos e meio pode reduzir significativamente o risco de declínio cognitivo leve ou demência mesmo anos após o fim do tratamento da hipertensão. É o que diz um novo estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e publicado no último dia 21 na revista científica Neurology.

O trabalho — chamado “Sprint Memory and Cognition in Decreased Hypertension (SPRINT MIND)” — envolveu 9.361 participantes a partir de 50 anos em mais de 100 clínicas nos Estados Unidos e Porto Rico. Os participantes foram aleatoriamente designados para uma meta de pressão arterial sistólica de menos de 120 mmHg (tratamento intensivo) ou menos de 140 mmHg (tratamento padrão).

Leia Mais

  • Reduzir consumo de carne vermelha pode proteger cérebro, diz estudo

    Reduzir consumo de carne vermelha pode proteger cérebro, diz estudo

  • Atividade física pode ajudar na prevenção do Alzheimer: confira como

    Atividade física pode ajudar na prevenção do Alzheimer: confira como

  • Pesquisadores criam minicérebros para investigar envelhecimento saudável

    Pesquisadores criam minicérebros para investigar envelhecimento saudável

Os participantes foram acompanhados por uma média de sete anos e tiveram suas cognições avaliadas através de consultas presenciais e por telefone. A partir dessa análise, eles foram classificados em três categorias: sem comprometimento cognitivo, comprometimento cognitivo leve ou provável demência.

- Advertisement -
Ad image

Os pesquisadores descobriram que aqueles que estavam no grupo de tratamento intensivo tiveram uma menor taxa de comprometimento cognitivo leve e uma taxa combinada menor de comprometimento cognitivo leve ou provável demência.

“Descobrimos que o grupo de tratamento intensivo teve uma incidência sustentada menor de desenvolvimento de comprometimento cognitivo em comparação com aqueles no grupo de tratamento padrão”, diz David M. Reboussin, professor de bioestatística e ciência de dados na Escola de Medicina da Universidade Wake Forest e autor correspondente do estudo, em comunicado à imprensa.

Descoberta reforça achados anteriores

As últimas descobertas do estudo SPRINT MIND corroboram com resultados encontrados em trabalhos anteriores. Em 2015, o estudo SPRINT mostrou que o controle intensivo da pressão arterial reduziu a doença cardiovascular e diminuiu o risco de morte em 30% a 40% em pessoas com hipertensão.

O SPRINT foi interrompido precocemente devido ao sucesso do estudo na redução da doença cardiovascular. Como resultado, os participantes ficaram em tratamento intensivo de redução da pressão arterial por um período mais curto do que o planejado originalmente.

Na época, os autores concluíram que o tempo mais curto tornou difícil determinar com precisão o papel do controle intensivo da pressão arterial em casos de demência.

Em 2019, os resultados iniciais do SPRINT MIND mostraram que houve um risco significativamente reduzido de desenvolver comprometimento cognitivo leve por até cinco anos após os 3,3 anos iniciais do controle intensivo da pressão arterial.

Agora, as últimas descobertas do SPRINT MIND mostraram a mesma redução significativa no risco de declínio cognitivo observada anteriormente. Porém, o diferencial do novo estudo é que essa redução foi observada em um período mais longo, de pelo menos sete anos.

“Nosso estudo mostra que o controle intensivo da pressão arterial é uma estratégia importante na prevenção do comprometimento cognitivo, uma das principais causas de perda de independência em adultos mais velhos”, diz Jeff Williamson, professor de gerontologia e medicina geriátrica na Wake Forest University School of Medicine. “Reduzir sua pressão arterial para alvos mais agressivos pode melhorar a qualidade de vida e estender a vida ativa de indivíduos com hipertensão”, completa.

Quase metade dos casos de demência poderiam ser prevenidos, diz estudo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Controlar pressão arterial pode prevenir demência, diz estudo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Fed interrompe queda dos juros à espera de impactos de Trump 
Next Article Jerônimo Rodrigues se reúne com três vereadores aliados de Bruno Reis
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?