By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Cidade das Mangueiras: Belém sofre com queda de árvores centenárias 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Cidade das Mangueiras: Belém sofre com queda de árvores centenárias 
outros

Cidade das Mangueiras: Belém sofre com queda de árvores centenárias 

Última atualização: 8 de fevereiro de 2025 03:34
7 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Mais de 10 árvores já caíram desde o início do ano. Especialista explica que mudanças climáticas têm relação com as quedas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cidade das Mangueiras: Belém sofre com queda de árvores centenárias no site CNN Brasil.  Pará, -agencia-cnn- CNN Brasil

Contents
Leia MaisPF prende dois homens com cédulas falsas no ParáTeatro Amazonas pode se tornar patrimônio da UNESCO; entenda processoGarimpos ilegais são alvos de operação no ParáMedidas emergenciaisConscientização e preservação da arborização

Belém, a capital do Pará, conhecida nacionalmente como a “Cidade das Mangueiras”, vem sofrendo com a queda de árvores centenárias. Desde o início de 2025, mais de dez mangueiras já caíram, causando transtornos no trânsito e deixando muitos moradores sem energia.

Essas árvores, de copa imponente e frutos carnudos, fazem parte do patrimônio histórico e cultural da cidade, proporcionando sombra, ajudando a reduzir a temperatura e melhorando a qualidade do ar.

No entanto, esses exemplares, que não são nativos da região, mas foram introduzidos em Belém durante o período colonial, necessitam de manutenção para que sejam preservados.

- Advertisement -
Ad image

Leia Mais

  • PF prende dois homens com cédulas falsas no Pará

    PF prende dois homens com cédulas falsas no Pará

  • Teatro Amazonas pode se tornar patrimônio da UNESCO; entenda processo

    Teatro Amazonas pode se tornar patrimônio da UNESCO; entenda processo

  • Garimpos ilegais são alvos de operação no Pará

    Garimpos ilegais são alvos de operação no Pará

Segundo o mestre em Botânica Tropical Edilson Freitas, a intensificação das mudanças climáticas tem agravado esse cenário, pois períodos prolongados de seca se alternam com chuvas intensas e rajadas de vento, tornando as árvores mais vulneráveis.

“As mangueiras que já estão fragilizadas pela falta de manutenção ficam ainda mais suscetíveis a quedas quando expostas a esses fenômenos climáticos extremos. A falta de poda ou podas inadequadas compromete seu equilíbrio. Além disso, fissuras, agressões físicas e químicas afetam a saúde dos caules, enquanto as raízes são prejudicadas pela falta ou inadequação de canteiros, que acabam por estrangulá-las”, explica o especialista.

Na noite da última quarta-feira (5), mais um registro de queda de árvore ocorreu em Belém. Desta vez, após uma forte chuva, houve também a explosão de um poste de energia.

O fato, infelizmente, não é isolado. Outras grandes árvores já caíram ao longo da semana e, no ano passado, houve o registro da perda de uma samaumeira, árvore símbolo de ancestralidade amazônica, que ficava localizada próximo à Basílica de Nazaré, um dos principais pontos turísticos de Belém.

Sobre os registros, o botânico paraense destaca que os impactos dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña também contribuem para a instabilidade climática na região.

Essa ação acaba resultando em variações bruscas de temperatura e aumento na frequência de chuvas volumosas, o que sobrecarrega as árvores centenárias e eleva os riscos para pedestres, motoristas e imóveis próximos.

Medidas emergenciais

A Prefeitura de Belém informou que, desde o início da nova gestão, vem realizando um mapeamento técnico e que identificou 47 árvores necessitando de intervenção urgente, sendo 27 com risco iminente de queda.

Na última segunda-feira (3), foram retomados os trabalhos de poda e supressão, que haviam sido paralisados desde setembro de 2024.

Segundo Junior Melo, chefe da Divisão do Departamento de Áreas Verdes Públicas da Semma, o estudo abrangeu 14 bairros e considerou inspeção visual, análise fitossanitária e laudos técnicos.

“O principal critério para definir as áreas prioritárias é o risco iminente de queda. Árvores inclinadas, com raízes expostas, calçadas levantadas e porte muito alto são as que apresentam maior necessidade de intervenção”, detalhou Melo.

A Semma também já iniciou intervenções no centro de Belém, onde a maioria das ações são podas de condução, rebaixamento e livramento, além das 27 supressões programadas.

Conscientização e preservação da arborização

Para o botânico, além das ações emergenciais, é fundamental fortalecer as equipes de gestão pública e promover o engajamento da sociedade na preservação das árvores urbanas.

Campanhas educativas e o incentivo à participação popular são essenciais para garantir a manutenção e recuperação da arborização da cidade.

“As árvores não são apenas elementos da paisagem urbana; elas desempenham um papel crucial na qualidade de vida e no equilíbrio ambiental. Investir na arborização de Belém é investir no futuro sustentável da cidade”, conclui Edilson Freitas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cidade das Mangueiras: Belém sofre com queda de árvores centenárias no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Treze patos são resgatados em estação de trem em São Paulo 
Next Article Crime em família: encontro secreto no matagal planejou mortes por herança 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?