Em algum momento deste ano, a nova geração do Jeep Compass será apresentada mundialmente. Embora esteja fazendo silêncio sobre o assunto desde que divulgou um teaser em outubro passado, a Stellantis deu mais algumas pistas sobre o SUV médio ao deixar parte dele aparecer em um vídeo sobre inteligência artificial.
A terceira geração do Compass aparece rapidamente em um vídeo sobre tecnologia e o uso de inteligência artificial no desenvolvimento dos veículos da Stellantis. No momento em questão, um funcionário está passando por uma apresentação e mostra o efeito do gerador de modelos e alterna entre o novo Jeep e o Peugeot 3008 atual.
Esta troca dos painéis no vídeo entre o Jeep e o Peugeot é justificada. O SUV francês adotou a plataforma STLA Medium na troca de geração realizada no ano passado e o mesmo acontecerá com o Compass. O vídeo mostra a arquitetura recebendo a carroceria dos dois utilitários em sequência.
Outra dica é o terceiro slide na sequência, que mostra partes separadas com a plataforma, o chassi e as rodas. A legenda da imagem à direita diz “J4U NA BEV mass: 2470 kg”. J4U é o nome do projeto do Compass, enquanto NA é North America (América do Norte) e BEV significa Battery Electric Vehicle (veículo elétrico a bateria). E ainda diz o peso do carro, de 2.470 kg.
A própria Stellantis havia confirmado que o novo Compass terá uma versão 100% elétrica, seguindo os planos de eletrificação da empresa. A base STLA Medium permitirá que esta configuração torne-se realidade, ao contrário da geração anterior.
Infelizmente, a imagem não ajuda a ver como será o design do Jeep. É possível notar a tradicional grade com sete entradas de ar, terminando nos faróis. O teaser e o flagra do carro em testes já davam dicas de que a Jeep não deverá revolucionar no estilo, mantendo uma identidade familiar no utilitário.
Todos os rumores até agora apontam que o Compass irá crescer, permitindo que o Renegade também fique maior e se afaste do Avenger. O modelo atual mede 4,40 metros de comprimento, sendo um dos menores SUVs médios do segmento. Como exemplo, tanto o Toyota Corolla Cross quanto o Volkswagen Taos medem 4,46 metros.
A expectativa é que a nova geração do Jeep Compass seja produzida em Goiana (PE) a partir de 2026 e, assim como no mercado global, ofereça diversas motorizações. Há chances de que seja o primeiro a ter a tecnologia Bio-Hybrid em uma versão híbrida plena ou plug-in, ao invés do sistema híbrido leve que equipa os Fiat Pulse e Fastback.