Advogado ligado aos direitos humanos está no Brasil para ouvir sobre liberdade de expressão. Nesta tarde, deverá encontrar com parlamentares conservadores
Este conteúdo foi originalmente publicado em Relator da OEA conversa com Barroso e Moraes sobre 8/1 e bloqueio do X no site CNN Brasil. Política, -agencia-cnn-, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) receberam o advogado Pedro Vaca, relator da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), parte da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Na conversa, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, contou sobre a atuação das instituições brasileiras contra as depredações do 8 de janeiro de 2023, além de casos de ofensas aos ministros do STF e politização das Forças Armadas.
Coube ao ministro Alexandre de Moraes narrar sobre o bloqueio do X (antigo Twitter) no ano passado, que se deu após descumprimentos da plataforma a ordens do Supremo.
Na segunda-feira (10), o relator também passou pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A ministra da pasta, Macaé Evaristo, apresentar casos de discurso de ódio, extremismo, racismo e intolerância religiosa.
Nesta tarde, é esperado que o advogado se reúna com os deputados federais Bia Kicis (PL-DF) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Os parlamentares desejam contar, ao relator, sobre uma suposta tentativa de censura contra os conservadores.
Pedro Vaca, junto a uma delegação do CDIH está no Brasil até o fim da semana, a convite do governo brasileiro, a fim de entender a situação da liberdade de expressão no país.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Relator da OEA conversa com Barroso e Moraes sobre 8/1 e bloqueio do X no site CNN Brasil.