Mesmo que tenha aparecido na festa de 100 anos da General Motors no Brasil, o Chevrolet Spark EUV não foi confirmado oficialmente pela empresa, que desconversava ao dizer que mostrou o veículo apenas para “demonstrar as tecnologias que possui”. Esse papo não durou muito tempo, pois a fabricante já divulgou um teaser em suas redes sociais, enfim confirmando a vinda do elétrico chinês.
O curto vídeo publicado no Instagram não mostra muito. O carro está no escuro e a filmagem foca no seu estilo quadrado e a iluminação em led. A legenda do post diz apenas “Um carro, muitas possibilidades. Prepare-se para o que vem aí!”, enquanto uma das frases no vídeo fala sobre trazer “mais energia”, sendo a única referência ao fato de ser elétrico.
Este mesmo teaser tem sido divulgado pela Chevrolet em outros mercados de toda a América Latina, como Argentina, Chile e México, mostrando que a empresa apostará no veículo chinês como uma opção elétrica mais acessível em diversos países.
Ao mesmo tempo, a Chevrolet tem testado o Spark EUV nas ruas e foi visto com frequência. QUATRO RODAS flagrou o elétrico recentemente, ainda bem camuflado e com a frase “Mais eletricidade para você” nas portas.
Desenvolvido junto com a chinesa SAIC, com quem a GM tem uma joint venture, o Spark EUV nasceu como outro carro chamado Baojun Yep Plus, apenas recebendo o logotipo da Chevrolet e um novo nome. O batismo Spark foi usado pela marca há alguns anos para um hatch compacto menor que o Celta vendido nos EUA e que chegou a ter uma versão elétrica.

Bem pequeno, ele mede 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e tem um entre-eixos de 2,56 m, o que fará com que seja o menor carro da Chevrolet à venda no Brasil – o Onix tem 4,19 m de comprimento. Um dos problemas de ser tão pequeno é que tem espaço para somente quatro pessoas, sem apoio de cabeça ou cinto central traseiro.
Sua vocação urbana é bem clara pela motorização. Conta com apenas um motor elétrico, gerando apens 101 cv e é alimentado por uma bateria LFP de 41,9 kWh. Segundo o ciclo de testes chinês CLTC, a autonomia é de até 401 km.

Ao menos deverá ser bem equipado. A versão mostrada na festa de 100 anos da Chevrolet contava com câmera 360°, assistente de estacionamento, assistnete de faixa, ar-condicionado digital, faróis de led com acendimento automático, painel de instrumentos digital de 8,8”, central multimídia de 10,1”, piloto automático adaptativo, banco do motorista com ajuste elétrico, entre outros.
Por enquanto, o Chevrolet Spark EUV segue sem uma data para ser lançado. Considerando que a marca já divulgou um teaser e o fato de estar rodando nas ruas há meses, a estreia não deve demorar muito mais. A GM ainda tem planos para outro carro chinês, o Wuling Starlight S, este disponível nas versões elétrica e híbrida plug-in.