By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Senado aprova marco legal para regulamentação dos bioinsumos 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Senado aprova marco legal para regulamentação dos bioinsumos 
outros

Senado aprova marco legal para regulamentação dos bioinsumos 

Última atualização: 3 de dezembro de 2024 20:26
9 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Projeto segue para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado aprova marco legal para regulamentação dos bioinsumos no site CNN Brasil.  Política, -agencia-estado-, Senado CNN Brasil

Contents
Leia Mais:PEC das Praias: os argumentos favoráveis e contrários ao projetoPEC de gastos inclui trecho que restringe supersalários de servidores públicosComissão do Senado adia análise do projeto de marco legal das eólicas offshore

O Senado aprovou nesta terça-feira (3) o novo marco legal para regulamentação da produção, uso, registro, inspeção e comercialização de bioinsumos no país.

O projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada e agora segue para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O marco jurídico cria regras para o uso e a comercialização de bioinsumos para todos os sistemas de cultivo, incluindo o convencional, o orgânico e o de base agroecológica.

- Advertisement -
Ad image

Leia Mais:

  • PEC das Praias: os argumentos favoráveis e contrários ao projeto

    PEC das Praias: os argumentos favoráveis e contrários ao projeto

  • PEC de gastos inclui trecho que restringe supersalários de servidores públicos

    PEC de gastos inclui trecho que restringe supersalários de servidores públicos

  • Comissão do Senado adia análise do projeto de marco legal das eólicas offshore

    Comissão do Senado adia análise do projeto de marco legal das eólicas offshore

A regulamentação será válida para todos os bioinsumos utilizados na atividade agropecuária, incluindo os bioestimulantes, biofertilizantes e agentes biológicos de controle.

A normativa estabelece que os bioinsumos produzidos exclusivamente para uso próprio serão isentos de registro, mas sendo vedada a sua comercialização. Já para bioinsumos importados ou produzidos nacionalmente com fins comerciais, o registro em órgão federal de defesa agropecuária é obrigatório, assim como o registro das biofábricas, exportadores e comerciantes dos produtos biológicos.

O projeto, que estava em debate desde 2021, foi aprovado após indústria, produtores e governo chegarem a acordo quanto ao teor do substitutivo a ser apreciado ainda na Câmara dos Deputados.

O texto teve apoio ainda da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que articulou e coordenou a tramitação, e da Frente Parlamentar Mista Ambientalista. O marco regulatório unificou as propostas em andamento na Câmara dos Deputados e no Senado.

A produção de bioinsumos “on farm” (fabricados nas propriedades rurais para uso próprio na fazenda) era o principal entrave para o avanço do projeto e consenso entre as partes.

De acordo com o marco regulatório, a coordenação dos registros dos produtos e estabelecimentos, da fiscalização dos bioinsumos de finalidade comercial e da fiscalização da importação e exportação de bioinsumos será centralizada no Ministério da Agricultura, por meio do órgão federal de Defesa Agropecuária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deverão se manifestar nos processos de registro para produtos fitossanitários novos.

A regulamentação é semelhante à aplicada na nova lei dos defensivos agrícolas químicos. O trecho era um dos principais pontos de discordância entre produtores e indústria, com as fabricantes de bioinsumos requerendo obrigatoriedade da participação do órgão ambiental e de saúde e não apenas consultas de análises técnicas a critério da defesa agropecuária.

O projeto também prevê ações, pelo governo federal, de incentivo à produção e ao uso de bioinsumos na agricultura, pecuária, aquicultura e setor florestal, como mecanismos financeiros, incluindo incentivos fiscais e tributários, para estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento, à produção, ao uso e à comercialização de bioinsumos na produção agropecuária.

O texto estipula ainda a Taxa de Registro de Estabelecimento e Produto da Defesa Agropecuária de R$ 350,00 a R$ 3,5 mil por produto registrado, para financiar o trabalho de registro e fiscalização pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, órgão de meio ambiente e da saúde envolvidos no processo.

Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado aprova marco legal para regulamentação dos bioinsumos no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Thiago Maia não joga mais pelo Inter em 2024 para cuidar do pai, que sofreu AVC 
Next Article Juliette completa 35 anos e ganha festa surpresa no café da manhã; confira 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?