Entre as 1.740 universidades de 107 países avaliados, a USP ficou na 70ª colocação, a 1ª brasileira a aparecer no ranking
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça as 10 universidades brasileiras mais sustentáveis, segundo lista global no site CNN Brasil. Educação, Sustentabilidade, Unicamp, Universidade, USP (Universidade de São Paulo) CNN Brasil
O Brasil tem 42 universidades entre as mais comprometidas com a sustentabilidade no mundo. De acordo com o QS World University Rankings: Sustainability 2025, divulgado nesta terça-feira (10), a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foram os destaques.
Entre as 1.740 universidades de 107 países avaliados, a USP ficou na 70ª colocação, se destacando em critérios de impacto social e ambiental. Em seguida vem a Unicamp, na classificação de número 179, com ênfase em governança.
Confira as 10 universidades brasileiras mais sustentáveis:
- USP (Universidade de São Paulo) – 70
- Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – 179
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – 303
- UnB (Universidade de Brasília) – 370
- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – 396
- UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande Do Sul) – 427
- Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) – 465
- Unesp (Universidade Estadual Paulista) – 545
- UFF (Universidade Federal Fluminense) – 595
- UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – 595
Ranking geral
A Universidade de Toronto, no Canadá, está no topo geral, considerada então a melhor universidade em termos de sustentabilidade do mundo. Depois, na segunda colocação, está o Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique (Suíça) e, em terceiro, a Universidade de Lund (Suécia).
O ranking utiliza uma metodologia composta por indicadores projetados para medir a capacidade que uma instituição tem em enfrentar os maiores desafios ambientais, sociais e de governança (ESG).
Confira países da Europa com bolsas de estudo para brasileiros
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça as 10 universidades brasileiras mais sustentáveis, segundo lista global no site CNN Brasil.