By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Reforma tributária: após leitura, relatório sai com vistas de 24 horas na CCJ
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Reforma tributária: após leitura, relatório sai com vistas de 24 horas na CCJ
outros

Reforma tributária: após leitura, relatório sai com vistas de 24 horas na CCJ

Última atualização: 10 de dezembro de 2024 15:19
8 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

O principal projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24) saiu com vistas coletivas de 24 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (10/12), retornando para a votação nesta quarta-feira (11/12). O relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), fez a leitura do relatório atualizado com ajustes de redação e correção de um erro que incluiu plásticos descartáveis na lista de incidência do Imposto Seletivo.

O acordo inicial para conceder vistas de 48 horas foi inviabilizado após manobra da oposição que cancelou a sessão de segunda-feira (9/12), em que estava prevista a leitura do texto. “Eu quero dizer que haveria na reunião de ontem, que infelizmente não se realizou, um acordo de vista coletiva – proposto por esta comissão – de 48 horas. Mas, em função da efetivação do acordo para não perdermos tempo com relação ao interesse nacional, eu defiro o pedido de vistas de 24 horas. Amanhã, na segunda parte da reunião da CCJ, nós vamos ter a apreciação da matéria”, disse o presidente da comissão em exercício, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

Diante da pressa para aprovar o PLP ainda este ano, a mudança no acordo foi feito para manter a previsão de votação na CCJ ainda nesta quarta-feira. A expectativa é que, após aprovação na CCJ, o texto siga diretamente ao plenário. Depois, as mudanças realizadas pelos senadores precisam passar por aval da Câmara.

Após a reunião, Braga afirmou em coletiva de imprensa que deve fazer alguns ajustes até a próxima sessão. Entre eles, está a possibilidade de alteração de pontos do parecer para dar mais efetividade à “trava” prevista no PLP. Foi mantida a “trava” que tem por objetivo conservar as alíquotas gerais de IBS e CBS em 26,5%.

- Advertisement -
Ad image

Com as alterações feitas no novo relatório, segundo Braga, a alíquota geral pode ter uma alta de 0,13 pontos percentuais, o que faria a porcentagem chegar a 28,13%, considerando a última estimativa do Ministério da Fazenda que fixou em 28% a alíquota de referência do texto aprovado pela Câmara.

“Com os ganhos no combate a sonegação, a fraude, com os ganhos na redução do contencioso jurídico e na eficiência do split payment, nós acreditamos que a redução na alíquota global será muito maior do que 0,13 [p.p] que é o impacto dessas mudanças que apresentamos”, disse Braga durante a leitura do relatório.

O parecer ao PLP 68/2024 apresentado nesta segunda-feira (9/12) incluiu as plataformas digitais nas regras do split payment, sistema que permitirá que os tributos sejam recolhidos no momento da liquidação financeira. O texto também prevê a incidência do Imposto Seletivo sobre as armas e zera as alíquotas de IBS e CBS sobre os medicamentos voltados a tratamentos oncológicos, doenças raras e DST/AIDS.

O PLP 68/2024 é o principal projeto de regulamentação da reforma tributária. Aprovado na Câmara em julho, ele trata do regulamento geral do IBS e da CBS, do Imposto Seletivo e dos regimes diferenciados. No Senado, havia a previsão de leitura do texto nesta segunda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), porém por ora não há quórum para tanto.

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Burnout nas empresas: responsabilidade organizacional ou questão individual?
Next Article CNI aciona STF contra exigência para que empresas declarem benefícios fiscais
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?