É a primeira vez que o Brasil chega à segunda etapa da votação para filme internacional desde 2008
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Ainda Estou Aqui” é pré-selecionado pela Academia e vai concorrer ao Oscar 2025 no site CNN Brasil. Entretenimento, #CNNPop, Ainda Estou Aqui, Oscar CNN Brasil
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira (17) a lista dos finalistas em algumas categorias técnicas do Oscar, incluindo Melhor Filme Internacional. O filme “Ainda Estou Aqui“, representante brasileiro na disputa de 2025, foi incluído e está oficialmente na corrida pela categoria.
Este é o primeiro ano em que o país é lembrado para o prêmio desde 2008, quando o filme “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” foi pré-indicado. Confira a lista com todos os finalistas:
Finalistas ao prêmio de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025:
- Ainda Estou Aqui (Brasil)
- Armand (Noruega)
- Dahomey (Senegal)
- The Devil’s Bath (Áustria)
- Emilia Pérez (França)
- Flow (Letônia)
- The Girl With the Needle (Dinamarca)
- Grand Tour (Portugal)
- In Her Place (Chile)
- Laapataa Ladies (Índia)
- Santosh (Reino Unido)
- The Seed of the Sacred Fig (Alemanha)
- Sujo (México)
- Touch (Islândia)
- Universal Language (Canadá)
- Waves (República Tcheca)
- Vermiglio (Itália)
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, conhecido por “Feliz Ano Velho” — um grande sucesso de vendas nos anos 1980. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.
A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. Eunice, que dedicará décadas em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, precisa se reconstruir e traçar um novo caminho para si e para seus filhos. Saiba mais sobre a história.
O elenco também conta com Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”), Daniel Dantas (“Pega Pega”) e mais.
A CNN acompanhou o lançamento exclusivo do filme durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; saiba como foi a coletiva e confira nossas entrevistas individuais com os astros da produção, Fernanda Torres e Selton Mello.
Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui”:
“Ainda Estou Aqui”: como é a participação de Fernanda Montenegro?
Selton Mello à CNN: “Criei um personagem para reverberar no filme”
“Ainda Estou Aqui”: quem foi Rubens Paiva, personagem de Selton Mello
Filme propõe reflexão sobre a ditadura militar, diz Fernanda Torres em entrevista para a CNN
Quem foi Eunice Paiva, personagem de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Ainda Estou Aqui” é pré-selecionado pela Academia e vai concorrer ao Oscar 2025 no site CNN Brasil.