By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Alckmin admite que cotas podem ser solução para aço e repete Haddad ao insistir em cautela
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Alckmin admite que cotas podem ser solução para aço e repete Haddad ao insistir em cautela
outros

Alckmin admite que cotas podem ser solução para aço e repete Haddad ao insistir em cautela

Última atualização: 12 de fevereiro de 2025 18:38
6 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, insistiu em “cautela”, defendeu o diálogo com os EUA e admitiu que negociar cotas para as exportações de aço do Brasil para o mercado americano pode ser uma boa solução. Desde a segunda-feira (10/2), o governo brasileiro tenta encontrar uma saída calibrada para a batata quente que se tornou o aumento unilateral das tarifas de aço e alumínio importados pelos americanos.

“Essa é uma boa solução (cotas). O caminho é o diálogo. Estamos abertos, tem várias alternativas e uma delas é o estabelecimento de cotas”, disse em cerimônia no Planalto.

O vice e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm operado publicamente como uma espécie de bombeiros para evitar que ansiedade geral fuja do controle.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

“Olha, não foi contra o Brasil. A alíquota que foi imposta, foi para o mundo inteiro. Não foi discriminatória. Os EUA são um importante parceiro comercial do Brasil”, disse, acrescentando que isso é cotidiano.

- Advertisement -
Ad image

“Todo o dia você tem essas questões de alteração tarifária. O caminho é diálogo. Nós vamos procurar o governo americano para buscar a melhor solução”, afirmou Alckmin.

O silêncio sobre a decisão de anunciar, ou não, medidas retaliatórias domina a Esplanada dos Ministérios a pedido do Palácio do Planalto e do próprio setor produtivo. A ideia é a evitar curtos-circuitos que provoquem danos ainda maiores às exportações e à estratégia traçada para a reeleição de evitar disputas no cenário internacional que tenham impacto negativo sobre a avaliação de Lula.

Na véspera, Haddad já havia seguido linha semelhante.

“Nós estamos acompanhando, primeiro para saber as minúcias da decisão, entendendo quais implicações isso vai ter. Porque não é uma decisão contra o Brasil, é uma coisa genérica para todo mundo, estamos observando as reações do México, China e Canadá”, contemporizou o ministro, que ainda defendeu o que chamou de um tipo de globalização sustentável do ponto de vista social e ambiental.

“Mas na linha do que nós propusemos no G20, que o Brasil liderou o G20 ano passado, estamos imaginando voltar para a mesa de negociação com propostas nessa direção”, afirmou Haddad, indicando que uma saída poderia se costurada a mais mãos, embora se saiba que a estratégia truculenta de Trump busca justamente o caminho oposto.

É preciso saber até onde o americano pretende levar esta briga, dado que o aumento de tarifas sobre aço e alumínio prejudica a própria economia dos EUA, que, como mostram os indicadores revelados nesta terça-feira confirmam pressão inflacionária além da esperada na maior economia do mundo e fazem pensar que pausa no corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) pode ser longa.

Em seu primeiro governo Trump chegou a anunciar alíquotas de 25% para aço e de 10% para alumínio importados de terceiros países. Dias depois, contudo, assinou novo decreto isentando Argentina, Austrália, Brasil, União Europeia e Coreia do Sul da nova regra. Assim, as taxas voltaram a  0,9% e  2%, respectivamente.

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article TCU libera recursos do Pé-de-Meia, mas dá prazo para governo incluir programa no Orçamento
Next Article ‘BBB 25’: Joselma protagoniza nova treta por café e revolta rival
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?