By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Ameba comedora de cérebro: Ministério confirma causa da morte de criança no CE 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Ameba comedora de cérebro: Ministério confirma causa da morte de criança no CE 
outros

Ameba comedora de cérebro: Ministério confirma causa da morte de criança no CE 

Última atualização: 10 de dezembro de 2024 13:36
9 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

A vítima foi uma criança de 1 ano e 3 meses, de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, que faleceu em 19 de setembro de 2024
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ameba comedora de cérebro: Ministério confirma causa da morte de criança no CE no site CNN Brasil.  Nacional, -agencia-cnn-, Ameba, Ceará, Doença, Ministério da Saúde CNN Brasil

Contents
Leia MaisCavalo Caramelo, símbolo das enchentes no RS, é oficialmente adotadoPoeta e Professor Elton Magalhães morre em acidente na Chapada Diamantina (BA)MP faz nova denúncia contra pediatra acusado de estuprar pacientes na ParaíbaInvestigação do casoNaegleria fowleri

O Ceará registrou um caso raro de meningoencefalite amebiana, doença causada pela Naegleria fowleri – conhecida como ameba comedora de cérebro. A vítima foi uma criança de 1 ano e 3 meses, de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, que faleceu em 19 de setembro de 2024, sete dias após o início dos sintomas.

A informação foi confirmada nesta terça-feira (10) à CNN pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde do Ceará, que seguem monitorando a situação da região.

Em entrevista à CNN, o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará e doutor em saúde coletiva, Antonio Lima Neto (Tanta), explicou que o caso foi confirmado do ponto de vista técnico.

- Advertisement -
Ad image

“O laudo laboratorial chegou à conclusão de que o quadro é compatível com o diagnóstico, considerando aspectos laboratoriais, clínicos e epidemiológicos nos exames realizados”, explicou o especialista.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o único relato na literatura científica sobre o caso de meningoencefalite amebiana em humano causada por Naegleria fowleri ocorreu em 1975, no estado de São Paulo.

Com a confirmação do caso, Antonio Lima Neto explica que o registro de Caucaia foi encaminhado ao Ministério da Saúde.

“Os laudos do Laboratório de Referência da Água (classificação da espécie) e do bebê (classificação da espécie e sequenciamento genômico) já atestaram o fato. Assim como o estudo histológico das lâminas de tecido encefálico”, esclarece.

Leia Mais

  • Cavalo Caramelo, símbolo das enchentes no RS, é oficialmente adotado

    Cavalo Caramelo, símbolo das enchentes no RS, é oficialmente adotado

  • Poeta e Professor Elton Magalhães morre em acidente na Chapada Diamantina (BA)

    Poeta e Professor Elton Magalhães morre em acidente na Chapada Diamantina (BA)

  • MP faz nova denúncia contra pediatra acusado de estuprar pacientes na Paraíba

    MP faz nova denúncia contra pediatra acusado de estuprar pacientes na Paraíba

Segundo o secretário executivo, o diagnóstico só foi possível porque a família permitiu uma análise da necropsia da criança.

O processo de investigação conta com a participação de diversos órgãos da Secretaria de Vigilância em Saúde, como o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN-CE) e as Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária, além do Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP).

Investigação do caso

Em 12 de setembro, a criança foi atendida no posto de saúde de Caucaia e encaminhada a uma UPA da região.

O caso foi inicialmente tratado como uma infecção viral comum, mas evoluiu rapidamente para sintomas neurológicos graves, levando os médicos a suspeitarem de meningoencefalite amebiana.

A análise da necropsia e exames histopatológicos indicaram que a causa da infecção era a Naegleria fowleri, o que foi confirmado posteriormente por exames laboratoriais realizados no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção ocorre por via nasal, sendo mais comum durante mergulhos. Em todo o mundo, os casos de infecção geralmente envolvem pessoas expostas a lagos, lagoas e outros corpos d’água.

No caso de Caucaia, a suspeita é de que a criança tenha sido infectada durante um banho em casa.

Em nota enviada à CNN, o Ministério da Saúde informou que, assim que a suspeita foi levantada, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Ceará (CIEVS/CE) realizou reuniões com o líder do assentamento sem rede de esgoto em que a criança morava e com a comunidade para fornecer orientações e recomendação da desinfecção do reservatório de água que abastece a comunidade.

“Foi modificada a forma de abastecimento da água, foi aperfeiçoada a cloração e a filtragem”, reforça o secretário executivo.

Para tranquilizar a população local, Antonio Lima explicou que o caso se trata de um evento inusitado de saúde, ou seja, um caso raro para a ciência.

“Parece ser um caso isolado. Provavelmente, a água que passou por um reservatório aqueceu naturalmente pelo sol mesmo. Isso pode ter favorecido essa reprodução”, explica.

Naegleria fowleri

A Naegleria fowleri é uma ameba de vida livre que habita ambientes aquáticos, especialmente em águas quentes como lagoas, rios, açudes e fontes termais.

A infecção ocorre quando a água contaminada entra nas narinas, geralmente durante atividades como mergulho, e a ameba migra pelo nervo olfatório até o cérebro, causando inflamação e destruição cerebral.

A doença, conhecida como meningoencefalite amebiana primária (PAM), é extremamente rara, mas apresenta uma taxa de letalidade de 97%, com poucos casos documentados de sobrevivência, segundo Antonio Lima Neto.

O Ministério da Saúde reforça que a Naegleria fowleri não é transmitida pela ingestão de água contaminada e não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ameba comedora de cérebro: Ministério confirma causa da morte de criança no CE no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Fraude licitatória em prefeitura baiana envolve pagamento de propina e aditivos irregulares a contratos milionários, diz PF
Next Article Gaviões celebra pagamento de 5ª parcela de dívida da Neo Química Arena 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?