By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Ancestrais americanos comiam bife de mamute, diz estudo 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Ancestrais americanos comiam bife de mamute, diz estudo 
outros

Ancestrais americanos comiam bife de mamute, diz estudo 

Última atualização: 6 de dezembro de 2024 12:34
8 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Análise de restos mortais de criança de 13.000 anos fornece evidências diretas sobre hábitos alimentares dos ancestrais dos nativos americanos durante a era do gelo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ancestrais americanos comiam bife de mamute, diz estudo no site CNN Brasil.  Tecnologia, -cnn-international-, -traducao-ia-, Arqueologia, Mamute, Paleontologia CNN Brasil

Contents
Leia MaisEstátuas de bronze, moedas e ovos antigos são encontrados em banhos termais da ToscanaFerramentas pré-históricas revelam como humanos sobreviveram na Era do GeloMorte em massa de elefantes na África foi causada por mudanças climáticas, diz estudo

Ancestrais antigos dos nativos americanos, conhecidos como povo Clovis, alimentavam-se principalmente de mamutes e outros animais de grande porte durante a última era do gelo, segundo um novo estudo publicado na quarta-feira (4) no periódico Science Advances.

Cientistas examinaram as assinaturas químicas deixadas por alimentos nos restos mortais de uma criança de 18 meses que foi enterrada há cerca de 13.000 anos, antes de ser descoberta em 1968 perto de Wilsall, uma pequena cidade no sudoeste de Montana, nos Estados Unidos.

Leia Mais

  • Estátuas de bronze, moedas e ovos antigos são encontrados em banhos termais da Toscana

    Estátuas de bronze, moedas e ovos antigos são encontrados em banhos termais da Toscana

  • Ferramentas pré-históricas revelam como humanos sobreviveram na Era do Gelo

    Ferramentas pré-históricas revelam como humanos sobreviveram na Era do Gelo

  • Morte em massa de elefantes na África foi causada por mudanças climáticas, diz estudo

    Morte em massa de elefantes na África foi causada por mudanças climáticas, diz estudo

Como o menino ainda estava sendo amamentado, a equipe de cientistas de universidades americanas e canadenses conseguiu inferir a dieta de sua mãe.

- Advertisement -
Ad image

Eles concluíram que ela se alimentava principalmente de mamutes, que constituíam cerca de 35% de sua dieta, além de alces, bisões e camelos, enquanto seu consumo de pequenos mamíferos e plantas era insignificante.

“Tal descoberta tornou o povo Clovis mais real para mim, como pessoas com quem eu poderia quase interagir diretamente”, diz James Chatters, coautor do estudo e pesquisador da Universidade McMaster, em Ontário, no Canadá, durante uma coletiva de imprensa. “Passou de artefatos na terra e ossos de animais e padrões na paisagem para um grupo de pessoas que posso imaginar.”

O povo Clovis provavelmente viajava longas distâncias seguindo as rotas de migração dos mamutes, ajudando a explicar como eles “puderam se espalhar por toda a América do Norte e América do Sul em apenas algumas centenas de anos”, acrescenta Chatters em um comunicado.


Um modelo de mamute lanoso é visto durante instalação no Museu Americano de História Natural em outubro de 2023 • Bebeto Matthews/AP

Os especialistas há muito sabem que o povo Clovis usava armas com pontas afiadas em forma de lança, chamadas “pontas Clovis”, para matar mamutes e outros animais de grande porte. Mas, até agora, apenas evidências secundárias, como restos de animais ou armas específicas encontradas em sítios arqueológicos estavam disponíveis para sugerir sua dieta, segundo o estudo.

Isso levou a muito debate sobre a dieta do povo Clovis, com alguns cientistas argumentando que eles caçavam animais grandes e outros sugerindo que tinham uma dieta mais variada, incluindo pequenos animais, plantas e peixes, dadas as dificuldades de caçar animais tão grandes.

Segundo Gary Haynes, professor emérito da Universidade de Nevada que não participou do estudo, “este novo artigo refuta essa (segunda) linha de raciocínio.”

“A importância deste artigo é que ele fornece evidências diretas, em vez de circunstanciais, de que os mamutes faziam parte da dieta do Pleistoceno”, disse Haynes, que há muito estuda animais da era do gelo e o povo Clovis, à CNN na quinta-feira (5).

Para fornecer evidências diretas, este artigo usou análise de isótopos estáveis que, após ajustar os efeitos da amamentação, permitiu aos cientistas identificar os alimentos específicos que a mãe do bebê comia, estudando diferentes variantes, chamadas isótopos, de carbono e nitrogênio.

Os cientistas compararam as assinaturas isotópicas da mãe com outros itens alimentares para chegar às suas conclusões. Eles também a compararam com outros onívoros e carnívoros, descobrindo que sua dieta era mais semelhante à de um tigre-dentes-de-sabre que caçava principalmente mamutes.

Para Shane Doyle, diretor executivo do Yellowstone Peoples, que fez a ligação com tribos nativas americanas durante o estudo, as descobertas ilustram “o quão incríveis (o povo Clovis) realmente eram.”

“Eles eram habilidosos, mas eram determinados, e eram algumas das pessoas mais resilientes que já existiram neste planeta”, disse Doyle em uma coletiva de imprensa.

Ao caçar mamutes, é possível que os humanos tenham ajudado a acelerar a extinção do animal. “Os maiores sítios de mamutes nos EUA e na Europa Central contêm principalmente restos de animais mais jovens… Possivelmente os mais fáceis de matar”, disse Haynes.

“A remoção dessa geração de animais na América do Norte durante um período de mudança climática crítica pode ter sido o principal fator que levou à extinção dos mamutes.”

Cientistas analisam mamute e encontram fósseis de cromossomos pela 1ª vez

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ancestrais americanos comiam bife de mamute, diz estudo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Lexa se joga no samba com barriguinha à mostra em ensaio da Tijuca 
Next Article Ronaldinho e mais um: Messi elege pessoas que mais o marcaram no Barcelona 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?