By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Banco Central cita inflação e alta no preço dos alimentos em ata do Copom 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Banco Central cita inflação e alta no preço dos alimentos em ata do Copom 
outros

Banco Central cita inflação e alta no preço dos alimentos em ata do Copom 

Última atualização: 4 de fevereiro de 2025 08:22
7 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Na última reunião, o Comitê de Política Monetária subiu a taxa básica de juros para 13,25%
Este conteúdo foi originalmente publicado em Banco Central cita inflação e alta no preço dos alimentos em ata do Copom no site CNN Brasil.  Macroeconomia, -agencia-cnn-, ata do copom, Banco Central (BC), CNN Brasil Money, Copom, Inflação, Juros, Selic CNN Brasil

Contents
Leia MaisBolsas da Europa operam mistas com tarifas dos EUA e balanços no radarCarteira de dividendos: confira papéis mais recomendados para fevereiro“Tarifaço” de Trump cria oportunidades para o Brasil? Entenda

O Banco Central informou que o cenário de inflação de curto prazo segue adverso na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira (4). No documento, o colegiado cita que os preços dos alimentos se elevaram de forma significativa e que a tendência é de que a alta se propague no médio prazo.

“Os preços de alimentos se elevaram de forma significativa, em função, dentre outros fatores, da estiagem observada ao longo do ano e da elevação de preços de carnes, também afetada pelo ciclo do boi. Esse aumento tende a se propagar para o médio prazo em virtude da presença de importantes mecanismos inerciais da economia brasileira”, diz o documento.

Na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) subiu a taxa básica de juros para 13,25%, alta de 1 ponto percentual. Na ocasião, o colegiado reforçou compromisso com o guidance sinalizado anteriormente, e disse que deve realizar uma alta de mesma magnitude na próxima reunião, levando a Selic a 14,25% em março.

- Advertisement -
Ad image

Leia Mais

  • Bolsas da Europa operam mistas com tarifas dos EUA e balanços no radar

    Bolsas da Europa operam mistas com tarifas dos EUA e balanços no radar

  • Carteira de dividendos: confira papéis mais recomendados para fevereiro

    Carteira de dividendos: confira papéis mais recomendados para fevereiro

  • "Tarifaço" de Trump cria oportunidades para o Brasil? Entenda

    “Tarifaço” de Trump cria oportunidades para o Brasil? Entenda

“Para além da próxima reunião, a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, diz a ata.

Na avaliação do colegiado, a trajetória recente de alta do dólar também pressiona os bens industrializados, sugerindo aumento dos tais componentes nos próximos meses. De acordo com o Banco Central, caso as projeções se confirmem, a inflação acumulada em doze meses permanecerá acima do limite superior do intervalo de tolerância da meta nos próximos seis meses consecutivos e, consequentemente, irá estourar a meta.

“Foi destacado, na análise de curto prazo, que, em se concretizando as projeções do cenário de referência, a inflação acumulada em doze meses permanecerá acima do limite superior do intervalo de tolerância da meta nos próximos seis meses consecutivos. Desse modo, com a inflação de junho deste ano, configurar-se-ia descumprimento da meta sob a nova sistemática do regime de metas”, diz o texto.

Em 2025, passou a valer uma nova sistemática da meta de inflação em que o BC perseguirá uma meta contínua, na qual a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é considerada mês a mês. Com a alteração, a autoridade monetária só descumprirá a meta se o acumulado de 12 meses ficar fora do intervalo proposto ao longo de seis meses consecutivos.

Dessa forma, caso a meta seja descumprida em junho, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, terá que escrever uma nova carta neste ano para explicar inflação fora da meta. Segundo a ata do Copom desta terça-feira (4), a inflação deve encerrar 2025 em 5,2%.

“O cenário mais recente é marcado por desancoragem adicional das expectativas de inflação, elevação das projeções de inflação, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho, o que exige uma política monetária mais contracionista”, diz a ata.

Juros altos preocupam 69% dos brasileiros com aumento do custo de vida

Este conteúdo foi originalmente publicado em Banco Central cita inflação e alta no preço dos alimentos em ata do Copom no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article BBB25: Gracyanne sobre choro de Diogo após Sincerão: “Teatro, né?” 
Next Article Vídeo: Jorge Jesus separa briga entre jogadores do Al-Hilal 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?