By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Carnaval: relembre 10 sambas-enredo que marcaram época 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Carnaval: relembre 10 sambas-enredo que marcaram época 
outros

Carnaval: relembre 10 sambas-enredo que marcaram época 

Última atualização: 9 de fevereiro de 2025 04:00
7 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Salgueiro, Mangueira e outras escolas de samba marcaram o Carnaval com os melhores sambas de todos os tempos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Carnaval: relembre 10 sambas-enredo que marcaram época no site CNN Brasil.  Entretenimento, #CNNPop, Carnaval, Escola de Samba, Escolas de Samba CNN Brasil

Contents
Confira 7 ideias de fantasias simples para curtir o CarnavalFevereiro tem feriado? Veja quando cai o Carnaval neste anoCarnaval 2025: blocos oficiais dão a largada para a folia de rua no RioConfira os 10 sambas-enredo que marcaram o Carnaval brasileiro:“Explode Coração” – Acadêmicos do Salgueiro (1993)“História para Ninar Gente Grande” – Estação Primeira de Mangueira (2019)“É Hoje” – União da Ilha do Governador (1982)“Aquarela Brasileira” – Império Serrano (1964)“Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia” – Beija-Flor de Nilópolis (1989)“100 Anos De Liberdade – Realidade Ou Ilusão?” – Estação Primeira de Mangueira (1988)“Coisa Boa é Para Sempre” – Gaviões da Fiel (1995)“Kizomba, Festa da Raça” – Unidos de Vila Isabel (1988)“Bumbum, Paticumbum, Prugurundum” – Império Serrano (1982)“Liberdade! Liberdade! Abre as Asas Sobre Nós” – Imperatriz Leopoldinense (1989)

O samba sempre esteve presente de alguma forma na vida do brasileiro, seja por seu amor pelo Carnaval ou apenas por crescer em um país com uma cultura popular tão forte. É possível que um dos primeiros contatos das novas gerações com o samba aconteça através dos famosos sambas-enredos das escolas mais tradicionais do país, que dominam não só o ano em que são apresentados, como também podem entrar para a história da música.

Muitos desses sambas-enredo marcaram gerações, e foram passados através do tempo graças à sua mensagem, e também devido a sua importância para o Carnaval e para a música em geral. E para homenagear esses clássicos, relembramos algumas dessas canções que marcaram a vida de muitas pessoas.

  • Confira 7 ideias de fantasias simples para curtir o Carnaval

    Confira 7 ideias de fantasias simples para curtir o Carnaval

  • Fevereiro tem feriado? Veja quando cai o Carnaval neste ano

    Fevereiro tem feriado? Veja quando cai o Carnaval neste ano

  • Carnaval 2025: blocos oficiais dão a largada para a folia de rua no Rio

    Carnaval 2025: blocos oficiais dão a largada para a folia de rua no Rio

Confira os 10 sambas-enredo que marcaram o Carnaval brasileiro:

“Explode Coração” – Acadêmicos do Salgueiro (1993)

“Peguei um Ita no Norte”, mais conhecido como “Explode Coração” graças ao seu refrão emblemático, é um dos maiores sambas-enredo da história do Carnaval brasileiro. A canção foi inspirada na música de mesmo nome de Dorival Caymmi, e foi o tema da Acadêmicos do Salgueiro em 1993. Com uma letra marcante, a escola conquistou o título de campeã do Rio de Janeiro naquele ano, e é até hoje um dos sambas-enredo mais regravados da história.

- Advertisement -
Ad image

“História para Ninar Gente Grande” – Estação Primeira de Mangueira (2019)

Considerado um clássico moderno dos sambas-enredo, “História para Ninar Gente Grande” aborda a história de Marielle Franco, que foi assassinada em março de 2018. Retratando um tema forte, a Mangueira conquistou o título de 2019 e mostrou que a arte também é algo político, que pode dar voz aos oprimidos.

“É Hoje” – União da Ilha do Governador (1982)

Apesar de nunca ter vencido na primeira divisão do Carnaval do Rio, a União da Ilha teve um dos sambas-enredo mais famosos da história do Rio de Janeiro. Com “É Hoje”, a escola ficou em 5º lugar e também entregou uma das canções mais regravadas do Carnaval, sendo reinterpretada por Caetano Veloso, Monobloco e outros artistas.

“Aquarela Brasileira” – Império Serrano (1964)

Apresentado pela primeira vez em 1964, e homenageado novamente em 2004, “Aquarela Brasileira” é o samba-enredo mais marcante da história da Império Serrano. A canção foi composta por Silas de Oliveira em homenagem à “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e exalta as maravilhas do país, além dos costumes e a cultura plural do país.

“Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia” – Beija-Flor de Nilópolis (1989)

Usando o conceito “do lixo ao luxo” para criticar a desigualdade social do país, “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia” garantiu o 2ª lugar para a Beija-Flor de Nilópolis em 1989. Um dos momentos mais marcantes do desfile, além da composição forte de Neguinho da Beija-Flor, foi a estátua do Cristo Redentor, que precisou desfilar coberta após decisão da Justiça do Rio, com os dizeres “Mesmo proibido, olhai por nós!” ao seu redor.

“100 Anos De Liberdade – Realidade Ou Ilusão?” – Estação Primeira de Mangueira (1988)

Abordando o preconceito racial, e em homenagem aos 100 anos desde a abolição da escravatura no Brasil, o samba-enredo da Mangueira conta a história da população preta do país, e a sua contribuição para o Carnaval. A canção é considerada, até hoje, um dos marcos contra o racismo não só na maior festa do país, como também na vida de milhares de pessoas que vivem no país.

“Coisa Boa é Para Sempre” – Gaviões da Fiel (1995)

Samba-enredo que concedeu o primeiro título da Gaviões da Fiel, “Coisa Boa é Para Sempre” foi um dos marcos do Carnaval paulistano. Em 1995, a torcida da escola de samba levou mais de 3.500 pessoas para o Sambódromo de São Paulo, e ficou extremamente popular entre os torcedores do Corinthians.

“Kizomba, Festa da Raça” – Unidos de Vila Isabel (1988)

Criado por Martinho da Vila e composto por Rodolpho, Jonas e Luiz Carlos da Vila, o samba-enredo da Unidos de Vila Isabel também celebrou o centenário da Lei Áurea. A música foca na inclusão da população preta na sociedade, e os diferentes aspectos e culturas que são vistos diariamente no nosso dia a dia.

“Bumbum, Paticumbum, Prugurundum” – Império Serrano (1982)

Apresentado pelo Império Serrano em 1982, o samba-enredo foi criado por Aluísio Machado, um dos baluartes da escola. Até hoje, a música é lembrada em rodas de samba, estádios e regravada por vários sambistas. Vale citar que, após fazer um sucesso estrondoso nas rádios do Brasil, o desfile da Império Serrano durou mais de 1h30 e terminou próximo do meio dia, com um calor de mais de 37º.

“Liberdade! Liberdade! Abre as Asas Sobre Nós” – Imperatriz Leopoldinense (1989)

“Liberdade! Liberdade! Abre as Asas sobre Nós” é, talvez, a maior música da história do Carnaval brasileiro. Apresentada durante o desfile de 1989, a Imperatriz Leopoldinense celebrava os 100 anos da Proclamação da República, e falava sobre os principais acontecimentos que culminaram da criação da república presidencialista no Brasil. O samba recebeu o Estandarte de Ouro, prêmio que nomeia os melhores sambas-enredos, e foi regravado mais de vinte vezes, com os mais diversos nomes da música brasileira.

Carnaval 2025: veja famosas que vão estrear na Sapucaí

Este conteúdo foi originalmente publicado em Carnaval: relembre 10 sambas-enredo que marcaram época no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Lazio x Monza: horário e onde assistir ao jogo da Serie A 
Next Article Botafogo x Madureira: horário e onde assistir ao jogo do Carioca 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?