“Este é um momento de alegria, mas também de incerteza para o povo da Síria e da região”, disse o secretário-geral da Otan, Mark Rutte
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe da Otan pede transição pacífica na Síria e critica Rússia e Irã no site CNN Brasil. Internacional, Irã, Oriente Médio, OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Rússia, Síria CNN Brasil
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, expressou um otimismo cauteloso, nesta segunda-feira (9), após os acontecimentos na Síria, pedindo uma transição pacífica de poder e um processo político inclusivo liderado pela Síria.
“Este é um momento de alegria, mas também de incerteza para o povo da Síria e da região. Esperamos que haja uma transição pacífica de poder e um processo político inclusivo liderado pela Síria”, disse Rutte em um comunicado.
Rutte também enfatizou a necessidade de os líderes rebeldes sírios defenderem o Estado de Direito, protegerem os civis e respeitarem as minorias religiosas durante a transição.
Ele criticou a Rússia e o Irã, os principais apoiadores do regime de Bashar al-Assad, por seus papéis no conflito e disse que eles abandonaram Assad quando ele não atendia mais aos seus interesses.
Rutte acrescentou que Moscou e Teerã compartilhavam a responsabilidade pelos crimes cometidos contra o povo sírio.
Casa Branca diz que comando da Síria é “uma questão em aberto”
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que é “uma questão em aberto” quem está governando a Síria após a queda do regime de Bashar al-Assad no fim de semana.
Kirby acrescentou que “não pode falar sobre” nenhuma comunicação direta entre os Estados Unidos e Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), o grupo rebelde designado como uma organização terrorista por Washington, mas que eles estão falando com colegas na região que podem entregar mensagens a todos os grupos rebeldes.
“Vamos, como o presidente disse ontem, explorar nossos meios de comunicação com todos esses grupos”, disse ele.
Kirby também disse que “não se trata de palavras, mas de ações” quando perguntado sobre o quanto eles confiavam no líder do HTS.
E quando perguntado sobre quem está governando a Síria esta segunda-feira (9), Kirby disse sem rodeios: “Essa é uma questão em aberto”.
“Acho que eles estão tentando resolver isso entre si, mas é uma questão em aberto. Na verdade, o próprio fato de ser uma questão em aberto, como o presidente disse, estamos em um período de incerteza aqui, então vamos trabalhar em todos os processos que pudermos”, ele continuou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe da Otan pede transição pacífica na Síria e critica Rússia e Irã no site CNN Brasil.