Mesmo após fazer sua primeira aparição mundial na comemoração dos 100 da Chevrolet no Brasil, o elétrico Spark EUV circulando por São Paulo carregado de camuflagem. É de propósito: a camuflagem estimula a curiosidade com a seguinte mensagem nas portas “Mais eletricidade para você”.
O Chevrolet Spark EUV será o carro elétrico mais barato da marca e um dos mais baratos do Brasil, podendo ficar abaixo dos R$ 200.000. Contudo, se não houver mudanças, terá uma mesma característica em comum com os primeiros BYD Dolphin Mini que chegaram ao Brasil.

O Spark EUV é fabricado na China, onde é vendido como Baojun Yep Plus pela SGMW (SAIC-GM-Wuling Automobile, uma joint-venture entre a General Motors e a SAIC) apenas com quatro lugares.

A unidade encontrada estacionada em São Paulo ainda tinha logotipos da Baojun escondidos pela camuflagem e também é um carro de quatro lugares. O carro carece de apoio de cabeça e cinto central traseiro.
Esta limitação de assentos no banco traseiro pode não fazer diferença para a maioria dos usuários, mas dificulta o uso do veículo como carro de aplicativo – o Renault Kwid E-Tech, porém, conseguiu driblar essa restrição. Contudo, aparentemente há espaço para mudanças no projeto: a cabine bastante vertical e o assoalho plano ajudaria a não ser tão apertado para três pessoas ali atrás.

O que não dá para driblar são as dimensões diminutas. O Chevrolet Spark EUV tem 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura. 1,73 m de altura e com um entre-eixos de 2,56 m. É menor que um Onix.
Também foi possível notar que o carro de teste não tem tampão no porta-malas, mas isto pode ter sido removido. O que não dá para mudar é a abertura do porta-malas para o lado e que respeita a lógica dos carros de mão inglesa: a tampa se abre para a direita. Sendo assim, no Brasil ou na China o acesso é sempre pelo lado da rua e não pelo lado da calçada. É assim em todos os jipinhos e SUVs de origem japonesa.

O formato quadrado remete a uma série de veículos com alguma vocação off-road (ainda que em versões pontuais), como Jeep Renegade, Suzuki Jimny e Mitsubishi Pajero TR4, mas a proposta do Spark EUV será essencilemente urbana. Na China, seu motor elétrico é de somente 101 cv e é alimentado por uma bateria LFP de 41,9 kWh. Pelo ciclo de testes chinês CLTC, sua autonomia chega a 401 km.

Durante os 100 anos da Chevrolet, QUATRO RODAS pode registrar a única diferença aparente na cabine do carro ao ser convertido em Chevrolet: a gravatinha preta no volante. Entre os equipamentos figuram câmera 360°, assistente de faixa, assistente de estacionamento, ar-condicionado digital, faróis de led com acendimento automático, painel de instrumentos de 8,8”, central multimídia de 10,1”, banco do motorista com ajuste elétrico, piloto automático adaptativo – por meio de câmera no para-brisa e radar na base do para-choque dianteiro.
A Chevrolet ainda não falou em nome ou data de lançamento, mas este pequeno SUV elétrico será uma das suas novidades neste ano.
