By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Dino suspende escolha de indicado por governador do Maranhão para vaga no TCE-MA
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Dino suspende escolha de indicado por governador do Maranhão para vaga no TCE-MA
outros

Dino suspende escolha de indicado por governador do Maranhão para vaga no TCE-MA

Última atualização: 10 de fevereiro de 2025 11:08
7 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas Estadual do Maranhão (TCE-MA). O magistrado considerou, em decisão deste domingo (9/2), que faltam regras “constitucionais, seguras e estáveis” para a sucessão na Corte de Contas maranhense. Quem pleiteia pela vaga é o advogado Flávio Costa, indicado pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), ex-aliado político de Dino.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasSucessão no TCE-MAAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Dino questionou uma norma do regimento interno da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) que estabelece a tramitação secreta do processo de aprovação de indicações para o cargo no TCE-MA. A regra diverge do que é previsto pelo Senado Federal sobre a escolha de autoridades, cujo processo deve conter amplos esclarecimentos sobre os candidatos. “Há notável discrepância de procedimentos nos modelos federal e estadual”, diz o ministro. Leia a íntegra da decisão.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

O caso chegou ao Supremo na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7780, de autoria do partido Solidariedade. A legenda questiona a constitucionalidade da norma, o artigo 264, X, do regimento interno da Alema, que prevê a tramitação secreta e diz que o sigilo do processo “é absolutamente incompatível com os princípios democrático e republicano, impedindo que a população em geral analise os predicados do candidato, positivos ou negativos”.

Sucessão no TCE-MA

Depois da aposentadoria compulsória do conselheiro Álvaro César na última quarta-feira (5/2), o governador do estado, Carlos Brandão (PSB), indicou para o cargo o advogado Flávio Costa, amigo pessoal de Brandão e do seu sobrinho Daniel Brandão, atual presidente do TCE-MA. O governador e Dino, que também governou o estado de 2015 a 2022, eram aliados políticos, mas, hoje, estão afastados. O rompimento estaria associado à nomeação por Brandão de pelo menos 16 de seus parentes a cargos do governo.

- Advertisement -
Ad image

Flávio Costa foi sabatinado na Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle do Legislativo Estadual na última sexta-feira (7/2). O relatório, no entanto, não foi votado porque houve a apresentação de um pedido de vista por deputados, entre eles Othelino Neto (Solidariedade). Próximo de Dino, o deputado estadual é casado com Ana Paula Lobato, que era suplente do ministro no Senado e assumiu a cadeira na Casa Legislativa quando ele foi para o STF.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Não é a primeira vez que Dino suspende o processo de escolha de conselheiro do TCE-MA. Em março do ano passado, ele deferiu uma liminar nas ADIs 7603 e 7605, que requeriam a descontinuidade do processo quando Daniel Brandão foi indicado. Uma das ações era de autoria do Solidariedade, a outra da Procuradoria-Geral da República (PGR).

À época, o ministro considerou que as regras estaduais eram mais restritivas do que as previstas no modelo federal. Ele questionou as normas que estabelecem que a indicação de candidato à vaga de conselheiro deverá possuir o apoio de um terço dos parlamentares estaduais e que proíbem que um mesmo parlamentar possa apoiar mais de uma indicação. Os casos ainda não foram julgados pelo Supremo.

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Ex-policial penal que matou tesoureiro do PT no Paraná vai a júri popular 
Next Article Polícia vai usar novas funções do sistema Android para combater furtos e roubos de celular no Carnaval; entenda
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?