By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Fachin defende atuação conjunta do Judiciário no combate a desaparecimentos forçados
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Fachin defende atuação conjunta do Judiciário no combate a desaparecimentos forçados
outros

Fachin defende atuação conjunta do Judiciário no combate a desaparecimentos forçados

Última atualização: 10 de dezembro de 2024 18:10
8 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um apelo para que o Poder Judiciário atue de forma conjunta no combate aos desaparecimentos forçados e na responsabilização de agentes estatais envolvidos nesses crimes. Na abertura da sessão da 2ª Turma, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nesta terça-feira (10/12), o ministro comentou sobre a recente condenação do Brasil no caso Leite de Souza, na Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), pelo desaparecimento forçado de 11 jovens moradores da Favela de Acari, no Rio de Janeiro, em 1990.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailAssine a newsletter Últimas Notícias para receber os episódios do podcast Paredes São de Vidro e o roteiro ao final da temporada

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Fachin destacou que o caso, que ficou marcado como a “Chacina de Acari”, revela “falhas graves” na proteção dos direitos fundamentais e não se trata de um episódio isolado, mas de um alerta para déficits no combate ao abuso de poder e na responsabilização e transparência do sistema de justiça brasileiro.

O ministro pontuou que o Poder Judiciário deve priorizar iniciativas que investiguem os desaparecimentos forçados e desarticulem o crime organizado. Na avaliação dele, a crise de abusos cometidos por agentes estatais demanda uma “resposta institucional robusta, coordenada e permanente”, com uma atuação “conjunta” e “articulada” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério de Justiça e Ministério Público Federal (MPF).

“Devemos reafirmar o compromisso de uma justiça penal que não se omite diante do abuso de poder, que as lições do caso Leite de Souza sirvam de base para construir um sistema de justiça mais justo, transparente e verdadeiramente comprometido com a proteção dos direitos fundamentais”, afirmou.

- Advertisement -
Ad image

Assine a newsletter Últimas Notícias para receber os episódios do podcast Paredes São de Vidro e o roteiro ao final da temporada

Além disso, Fachin ressaltou que a decisão da Corte IDH recomenda a implementação de medidas e políticas públicas que garantam justiça para as vítimas e a prevenção de das violações de direitos humanos. Entre as recomendações estão a proposta de tipificar adequadamente o desaparecimento forçado no ordenamento jurídico brasileiro, além da adoção de protocolos de investigação focados em gênero, infância e interseccionalidade.

“Isso evidencia a necessidade de práticas investigativas mais sensíveis e alinhadas aos padrões internacionais de direitos humanos. Afinal, esta não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso ético com os direitos humanos e com o fortalecimento do Estado de Direito Democrático”, completou o ministro.

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Aceleramos o Toyota Corolla Cross de 500 cv que vai correr na Stock Car em 2025
Next Article IPVA 2025 Espírito Santo: confira datas, valores e descontos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?