O Governo da Bahia deu o primeiro passo para a expansão do metrô de Salvador até o Campo Grande, no Centro da capital. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) anunciou nesta quarta-feira (12) que os estudos para viabilizar a obra foram autorizados.
A nova etapa do sistema metroviário, que atualmente liga Salvador a Lauro de Freitas, compreenderá um trecho subterrâneo de 1,2 km entre a estação da Lapa e a futura Estação Campo Grande. A autorização foi assinada na terça-feira (11) pela secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, e os trabalhos serão coordenados pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB). No entanto, ainda não há um cronograma definido para a execução do projeto.
Expansão e infraestrutura
A ampliação faz parte do Tramo 4 da Linha 1, que atualmente opera no trecho entre a Lapa e Águas Claras. Para viabilizar a obra, foram realizados levantamentos topográficos, georreferenciamento e identificação de pontos de sondagem. O metrô de Salvador e Lauro de Freitas completará 11 anos de operação em junho de 2025, sendo administrado pela concessionária CCR Metrô Bahia.
Impacto e números do sistema metroviário
Atualmente, o metrô de Salvador conta com 38 km de extensão, divididos em duas linhas, 22 estações e dez terminais de ônibus integrados, sendo nove gerenciados pela mesma concessionária. Desde sua inauguração, o sistema já transportou mais de 670 milhões de passageiros, com uma média diária superior a 400 mil usuários.
A CCR Metrô Bahia estima que o serviço tenha gerado um impacto econômico positivo de R$ 11,1 bilhões no estado, além de empregar diretamente cerca de 1.330 trabalhadores e gerar mais de 2.500 postos de trabalho indiretos.
A ampliação até o Campo Grande representa um avanço na mobilidade urbana de Salvador, conectando ainda mais regiões da cidade por meio do transporte público sobre trilhos. Os próximos passos do projeto dependerão da finalização dos estudos técnicos e da definição dos investimentos necessários para a obra.