By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Governo muda linguagem nas redes de Lula, que agora participa de trends 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Governo muda linguagem nas redes de Lula, que agora participa de trends 
outros

Governo muda linguagem nas redes de Lula, que agora participa de trends 

Última atualização: 26 de janeiro de 2025 05:30
8 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Especialistas, ouvidos pela CNN, apontam que novo tom nas publicações, adotado a partir da chegada de Sidônio, muda a “persona” do presidente como um todo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo muda linguagem nas redes de Lula, que agora participa de trends no site CNN Brasil.  Política, -agencia-cnn-, Governo Lula, politica CNN Brasil

Contents
Leia MaisLíder da FPA critica medida do governo para diminuir preços dos alimentosAGU prepara documento sobre plataformas digitais para STF e Congresso“Enfrentamos problemas de diálogo e de participação”, diz servidora do IBGEForça das redes sociais

As publicações nas redes sociais do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), têm adotado uma outra linguagem, demonstrando uma nova estratégia de comunicação por parte da equipe do chefe de Estado.

O que antes era um perfil composto por fotos formais e pronunciamentos oficiais, agora vem sendo recheado com vídeos no estilo “TikTok”, muito parecidos com os conteúdos publicados pelo prefeito de Recife, João Campos (PSB), o que não é coincidência.

Leia Mais

  • Líder da FPA critica medida do governo para diminuir preços dos alimentos

    Líder da FPA critica medida do governo para diminuir preços dos alimentos

  • AGU prepara documento sobre plataformas digitais para STF e Congresso

    AGU prepara documento sobre plataformas digitais para STF e Congresso

  • "Enfrentamos problemas de diálogo e de participação", diz servidora do IBGE

    “Enfrentamos problemas de diálogo e de participação”, diz servidora do IBGE

Desde que assumiu a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira estabeleceu algumas mudanças na pasta. Dentre elas, está a substituição da pessoa encarregada pela Secretaria de Estratégias e Redes. Quem está atualmente no lugar é Mariah Queiroz, que trabalhou com as redes sociais do prefeito do Recife.

- Advertisement -
Ad image

De acordo com uma apuração da CNN, o ministro chegou a sondar outros nomes da equipe do prefeito, considerado um “ótimo” exemplo de atuação nas redes sociais.

Um dos cogitados foi o marqueteiro de Campos, Rafael Marroquim, que negou o convite, mas deve atuar como um consultor do governo em questões estratégicas.

A reformulação da Secom busca melhorar o desempenho online do governo.

O consultor político e professor de Comunicação Política e Sociedade na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Giuliano Salvarani, à CNN, avaliou que a chegada do novo ministro da Secom tenta realizar duas mudanças principais no governo.

“Primeiro, busca estabelecer uma nova dinâmica para atuação do digital. Em seguida, também serve para alterar a imagem que o governo tem passado. Ele (Sidônio) tem essa dupla função”, disse.

Depois de decidir pelo recuo da medida de fiscalização da Receita Federal sobre o Pix – o que resultou em muitas críticas ao governo -, o presidente Lula se reuniu pessoalmente com João Campos no Palácio do Planalto.

Fontes no Planalto afirmaram, à âncora da CNN Tainá Falcão, que o presidente queria ouvir Campos sobre redes digitais.

O professor de Marketing Político Marcelo Vitorino diz que a “grande mudança”, até agora, é “um Lula mais disposto a falar diretamente com quem está nas redes sociais”.

Isso pode ser percebido em diversos vídeos no perfil oficial do presidente. Um deles é o que Lula comemora as indicações do filme “Ainda Estou Aqui” ao Oscar. No início da gravação, ele se dirige ao espectador.

Olhando para a câmera, Lula diz: “você se lembra quando eu dizia que o bom do brasileiro é porque ele não desiste nunca?”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

“A chegada dessas pessoas, que acompanham o João Campos, tem muito a ver com isso. A gente já observa essa mudança brutal de linguagem, que tem a ver com a questão de mais dinamismo, a ausência de fotos para uma linguagem mais divertida, como, por exemplo, a utilização do ponto de vista, que é como se você estivesse interagindo com o próprio presidente”, diz Salvariani.

Ele avalia que essa nova linguagem traz uma repaginada não só para as redes de Lula, mas também para a própria “persona” do presidente.

“Essa nova linguagem do Lula, atinge todos os públicos. Passa a dar uma figura do homem simples, do presidente acessível, do herói da nação… de alguém que também se diverte. É uma mudança não só de comunicação, mas de persona mesmo do presidente”, diz.

A mudança, ponderam os especialistas, pode ser positiva para a visibilidade do governo.

“A comunicação do Lula deixou de ser estática para ser dinâmica. É uma necessidade do governo se movimentar para recuperar os desgastes que ocorreram”, diz Salvariani.

Força das redes sociais

Ambos os especialistas apontam a importância das redes sociais, não só para o período eleitoral, mas para passar a informação com clareza.

“Em um universo de pessoas dispersas, a atenção é ouro. Manter a atenção das pessoas é mais difícil com informações duras e mais fácil com narrativas”, afirma Vitorino.

Giuliani Salvariani fala também da necessidade de entreter ao mesmo tempo que se informa.

“Tem uma questão muito interessante nas redes sociais: todo mundo está imerso nas redes sociais, então quando ela acessa a rede social, ela quer não só se informar, como se entreter. A linguagem voltada para o entretenimento também atinge o público mais velho. Essa nova linguagem do Lula, atinge todos os públicos”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo muda linguagem nas redes de Lula, que agora participa de trends no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Elon Musk pretende utilizar criptomoedas para solucionar problema no governo Trump; entenda
Next Article Athletic Bilbao x Leganés: horário e onde assistir ao jogo da LaLiga 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?