By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Hugo Motta quer acordo com Supremo para aumentar o número de deputados para 527
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Hugo Motta quer acordo com Supremo para aumentar o número de deputados para 527
outros

Hugo Motta quer acordo com Supremo para aumentar o número de deputados para 527

Última atualização: 7 de fevereiro de 2025 19:00
7 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), quer um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), junto ao Senado, para aumentar para 527 o número de parlamentares da Casa. O total de deputados deve ser revisto até junho deste ano, conforme decisão do Tribunal.

“Penso que a solução seria um grande acordo para que aumentemos 14 vagas, para que nenhum estado perca”, disse o presidente em entrevista a rádio da Paraíba nesta sexta-feira (7/2). Atualmente, a legislação prevê 513 deputados distribuídos nos estados e no Distrito Federal em número proporcional à população.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Em agosto de 2023, o Supremo estabeleceu que o Congresso Nacional deve revisar o número de deputados com base no Censo de 2022. Até 30 de junho, o Legislativo deve editar uma lei complementar que permita revisar a distribuição do número de parlamentares na Câmara em relação à população de cada unidade federativa. De forma unânime, os ministros seguiram o voto do relator, ministro Luiz Fux na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 38.

Motta disse que buscará o diálogo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para o andamento dos ajustes. “Temos que fazer isso até junho, e tenho de ter a garantia de que o presidente Alcolumbre vote no Senado. Temos que fazer o dever de casa para que isso não represente aumento do custo da Casa”, afirmou. Ele defendeu que o aumento de deputados não seja acompanhado por maiores custos à Câmara e disse que isso será possível “se tiver boa vontade”.

- Advertisement -
Ad image

Pela determinação na Corte, se o Congresso não fizer os ajustes no prazo previsto, a distribuição será feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a legislatura que se iniciará em 2027. Motta comentou sobre essa previsão durante a entrevista. “Está, hoje, o STF dizendo que o Congresso, que é soberano para decidir sobre isso, tem até junho para decidir, se não o TSE, pautado no Censo de 2022, poderá fazer essa redistribuição”, disse.

Segundo projeção do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) as novas estimativas populacionais alterariam a composição de 14 estados. Alguns teriam mais vantagens que outros. Santa Catarina e Pará poderiam ganhar 4 novas cadeiras. Amazonas ganharia 2. Ceará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, uma cada.

Na outra ponta, o Rio de Janeiro seria o estado a perder mais vagas, 4. Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Bahia teriam 2 deputados a menor e Pernambuco e Alagoas, um. São Paulo continuaria sendo o estado com o maior número de deputados, ocupando 70 assentos na Câmara.

Há um projeto de lei complementar, o PLP 148/2023, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que busca atender a determinação do Supremo. O texto está travado na CCJ desde abril do ano passado e tem resistência de deputados dos estados que devem perder assentos, como o Rio de Janeiro. Em dezembro, foi determinada a realização de uma audiência pública sobre o tema, em data ainda a ser definida.

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article “Gastei R$ 15 mil”: Noiva causa revolta por lamentar que se casaria em igreja que desabou no Pelourinho
Next Article Chevrolet Blazer a combustão sairá de linha nos EUA por elétricos
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?