By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Juros futuros caem com IPCA e núcleos de inflação melhores do que esperado 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Juros futuros caem com IPCA e núcleos de inflação melhores do que esperado 
outros

Juros futuros caem com IPCA e núcleos de inflação melhores do que esperado 

Última atualização: 11 de fevereiro de 2025 18:41
7 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Os resultados de janeiro ficaram em linha com as expectativas de economistas ouvidos em pesquisa da Reuters, de taxa de 0,16% no mês e de 4,57% em 12 meses
Este conteúdo foi originalmente publicado em Juros futuros caem com IPCA e núcleos de inflação melhores do que esperado no site CNN Brasil.  Mercado, CNN Brasil Money, DIs, IPCA, Juros Futuros, Taxas de juros CNN Brasil

Contents
Leia MaisVendas em shopping centers devem desacelerar em 2025, diz associaçãoFrutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiramCarrefour planeja fechar capital no Brasil; ações disparam

As taxas dos DIs fecharam a terça-feira (11) em queda no Brasil após o IPCA ficar dentro do esperado em janeiro, mas revelar núcleos de inflação e números de serviços melhores que o projetado, em um dia marcado ainda por nova baixa do dólar ante o real.

No fim da tarde a taxa do DI (Depósito Interfinanceiro) para julho de 2025 — um dos mais líquidos no curtíssimo prazo — estava em 14,17%, ante o ajuste de 14,174% da sessão anterior. Já a taxa do contrato para janeiro de 2027 marcava 15,045%, em baixa de 14 pontos-base ante o ajuste de 15,182%.

Leia Mais

  • Vendas em shopping centers devem desacelerar em 2025, diz associação

    Vendas em shopping centers devem desacelerar em 2025, diz associação

  • Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram

    Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram

  • Carrefour planeja fechar capital no Brasil; ações disparam

    Carrefour planeja fechar capital no Brasil; ações disparam

Entre os contratos mais longos, a taxa para janeiro de 2031 estava em 14,77%, em queda de 12 pontos-base ante 14,889% do ajuste anterior, e o contrato para janeiro de 2033 tinha taxa de 14,72%, ante 14,824%.

- Advertisement -
Ad image

No início do dia o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,16% em janeiro, após alta de 0,52% em dezembro. Essa é a menor taxa para um mês de janeiro desde o início do Plano Real, em 1994, levando a taxa em 12 meses a acumular avanço de 4,56% até janeiro.

Os resultados de janeiro ficaram em linha com as expectativas de economistas ouvidos em pesquisa da Reuters, de taxa de 0,16% no mês e de 4,57% em 12 meses.

Os índices cheios foram os esperados, mas a abertura do IPCA trouxe surpresas positivas. Os serviços subjacentes subiram 0,86% em janeiro, conforme cálculo do banco Bmg, acima do 0,93% projetado pela instituição, enquanto os serviços intensivos em mão-de-obra avançaram 0,79%, ante expectativa de 0,79%. A média de núcleos de inflação ficou em 0,60%, de acordo com o Bmg, ante projeção de 0,63%.

“Pela abertura, subjacentes e núcleos vieram melhor que o esperado, então isso ajudou a aliviar”, disse o economista-chefe do banco Bmg, Flavio Serrano, ao justificar o recuo das taxas dos DIs. “Mas em termos absolutos, o número (do IPCA) ainda é ruim”, alertou.

Neste cenário, a taxa do DI para janeiro de 2027 atingiu a mínima de 14,99% às 13h47, em baixa de 19 pontos-base ante o ajuste da véspera.

“Não dá para falar que o número (do IPCA) foi benigno, mas dada a surpresa do IPCA-15 de duas semanas atrás, a expectativa era de um dado ainda pior”, disse Getulio Ost, superintendente de Renda Fixa da SulAmérica Investimentos. “E o IPCA veio melhor no qualitativo, o que ancora um pouco melhor a Selic terminal para algo próximo de 15,5%”, acrescentou.

Ost chamou atenção ainda para o fato de o leilão de títulos do Tesouro desta terça-feira ter sido menor, retirando um pouco da pressão sobre a curva de juros. O Tesouro vendeu 900 mil LFTs e 1,4 milhão de NTN-Bs nesta terça, contra 521,7 mil LFTs e 3,3 milhões de NTN-Bs na semana passada.

Em dias de leilões, é comum que a curva enfrente uma pressão de alta porque agentes que adquiriram títulos costumam fazer o hedge (proteção) da operação no mercado de DIs.

Além destes fatores, o dia foi de nova baixa do dólar ante o real, a despeito das tensões no comércio global, após o presidente norte-americano Donald Trump elevar as tarifas de importação de aço e alumínio — dois produtos de exportação do Brasil para os EUA.

Perto do fechamento desta terça-feira a curva a termo precificava 91% de probabilidade de elevação de 100 pontos-base da taxa básica Selic em março, contra 9% de chance de aumento de 125 pontos-base. Atualmente a Selic está em 12,25% ao ano.

A grande dúvida, no entanto, ainda é sobre o passo seguinte do Banco Central, na reunião de maio do Comitê de Política Monetária (Copom). Na segunda-feira o mercado de opções de Copom da B3 precificava 42% de probabilidade de alta de 50 pontos-base da Selic em maio, 24,00% de chances de elevação de 75 pontos-base e 20,00% de probabilidade de alta de 100 pontos-base.

No exterior, os rendimentos dos Treasuries se mantinham em alta em meio aos temores de que a guerra comercial possa significar mais inflação para os EUA, com o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, indicando não haver pressa para cortar juros.

Às 16h37, o rendimento do Treasury de dez anos –referência global para decisões de investimento– subia 4 pontos-base, a 4,537%.

Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

Este conteúdo foi originalmente publicado em Juros futuros caem com IPCA e núcleos de inflação melhores do que esperado no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Medidas são contraproducentes, diz Haddad sobre tarifas de Trump 
Next Article Zelensky diz que aceita trocar territórios com a Rússia; entenda 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?