By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Massacre no Haiti mata cerca de 180 pessoas; ONU condena violência de gangues 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Massacre no Haiti mata cerca de 180 pessoas; ONU condena violência de gangues 
outros

Massacre no Haiti mata cerca de 180 pessoas; ONU condena violência de gangues 

Última atualização: 9 de dezembro de 2024 21:22
9 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Primeiro-ministro haitiano acusou líder da gangue Wharf Jeremie de planejar o ataque
Este conteúdo foi originalmente publicado em Massacre no Haiti mata cerca de 180 pessoas; ONU condena violência de gangues no site CNN Brasil.  Internacional, gangue, Haiti, Massacre CNN Brasil

Contents
Leia MaisAnálise: Queda de Assad destaca fragilidade do governo de PutinPresença de Israel em área desmilitarizada na Síria viola acordo de 1974, diz ONUConflito na Síria: Veja linha do tempo da queda do regime de Bashar al-AssadChefe da ONU condena violência no Haiti e pede investigação

Cerca de 180 pessoas foram mortas na área de Cité Soleil, no Haiti, disse o gabinete do primeiro-ministro haitiano nesta segunda-feira (9). Segundo uma ONG, os ataques foram ordenados por um líder de gangue que suspeitava que seu filho havia adoecido por meio de bruxaria.

“Uma linha vermelha foi ultrapassada”, disse o gabinete do primeiro-ministro haitiano em um comunicado, acrescentando que iria “mobilizar todas as forças para localizar e aniquilar” os responsáveis, incluindo o líder da gangue Wharf Jeremie, Monel “Mikano” Felix, a quem acusou de planejar o ataque.

O gabinete disse que as vítimas eram, em sua maioria, idosas.

- Advertisement -
Ad image

Leia Mais

  • Análise: Queda de Assad destaca fragilidade do governo de Putin

    Análise: Queda de Assad destaca fragilidade do governo de Putin

  • Presença de Israel em área desmilitarizada na Síria viola acordo de 1974, diz ONU

    Presença de Israel em área desmilitarizada na Síria viola acordo de 1974, diz ONU

  • Conflito na Síria: Veja linha do tempo da queda do regime de Bashar al-Assad

    Conflito na Síria: Veja linha do tempo da queda do regime de Bashar al-Assad

A Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (RNDDH), uma ONG no Haiti que monitora instituições estatais e promove a educação em direitos humanos, disse no domingo (8) que pelo menos 110 pessoas — todas com mais de 60 anos — tinham sido mortas em Cité Soleil no fim de semana.

Mais tarde, a RNDDH afirmou que o número de mortos poderia ser maior porque testemunhas disseram que “corpos mutilados foram queimados nas ruas, incluindo vários jovens que foram mortos tentando salvar os moradores”.

A RNDDH disse que Felix havia ordenado a violência após seu filho ficar doente e depois de buscar conselhos de um sacerdote vodu que acusou os idosos da região de prejudicar a criança por meio de bruxaria. O grupo afirmou que o filho de Felix havia morrido na tarde de sábado (7).

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os eventos descritos pela RNDDH. Felix não comentou as acusações da RNDDH em um primeiro momento.

Cité Soleil, uma favela densamente povoada perto do porto da capital Porto Príncipe, está entre as áreas mais pobres e violentas do Haiti.

O rígido controle das gangues, incluindo a restrição do uso de telefones celulares, limitou a capacidade dos moradores de compartilhar informações sobre o massacre.

O governo, assolado por disputas políticas internas, tem sofrido para conter o crescente poder das gangues armadas na capital e em seus arredores. As gangues são acusadas de assassinatos indiscriminados, estupros em grupo, sequestros com resgate e de contribuir com a escassez crítica de alimentos.

A violência das gangues matou milhares de pessoas em todo o Haiti neste ano, à medida que os grupos armados se espalharam por algumas das últimas partes da capital que ainda não estavam sob seu controle.

Uma missão de segurança apoiada pela ONU — solicitada pelo Haiti em 2022 e aprovada um ano depois — até agora foi apenas parcialmente implantada e continua com poucos recursos.

Os líderes haitianos pediram que a missão fosse convertida em uma força de manutenção da paz da ONU para garantir que seja melhor abastecida, mas o plano foi paralisado em meio à oposição da China e da Rússia no Conselho de Segurança.

Chefe da ONU condena violência no Haiti e pede investigação

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou nesta segunda-feira a violência de gangues e as mortes no Haiti, disse o porta-voz, Stéphane Dujarric.

Ele também pediu por uma investigação sobre o caso. “O secretário-geral apela às autoridades haitianas para conduzirem uma investigação completa e garantirem que os perpetradores destes e de todos os outros abusos e violações de direitos humanos sejam levados à justiça”.

“O secretário-geral reitera mais uma vez seu apelo urgente aos estados-membros para fornecerem a missão de apoio à segurança multinacional, o apoio financeiro e logístico necessário para auxiliar com sucesso a Polícia Nacional Haitiana no enfrentamento da violência de gangues”, ele acrescentou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Massacre no Haiti mata cerca de 180 pessoas; ONU condena violência de gangues no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Exame de DNA saiu! Veja se empresário realmente é filho de Gugu
Next Article Cachês de cantoras sertanejas vão custar R$ 1 milhão para Réveillon em Salvador
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?