By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Motor 1.3 turbo do Renault Duster agora é nacional e está mais fraco
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Motor 1.3 turbo do Renault Duster agora é nacional e está mais fraco
outros

Motor 1.3 turbo do Renault Duster agora é nacional e está mais fraco

Última atualização: 29 de janeiro de 2025 18:08
7 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

A Horse anunciou o início da produção nacional do motor 1.3 TCe, o motor turboflex que, hoje, equipa apenas o Renault Duster. Este motor, que é chamado de HR13, começa a ser feito no Brasil já adequado às normas do Proconve L8, com potência e torque reduzidos.

Contents
Nacionalizado enquanto demanda europeia reduzCadastro efetuado com sucesso!Quem é a Horse?
  • Relacionadas
  • Carros elétricosHorse começa a produzir câmbio de 15 marchas sem embreagem para híbridos26 dez 2024 – 08h12
  • NotíciasNovo motor 2.0 turbo da Mercedes é feito na China e promete 20 km/l29 nov 2024 – 15h11
  • NotíciasRenault investe US$ 350 milhões para produzir nova picape rival da Toro18 set 2024 – 11h09

De acordo com a Horse, o motor 1.3 turbo flex gera agora 163 cv e 25,5 kgfm a 1.600 rpm, o que é uma redução até mesmo em relação ao divulgado pela própria empresa anteriormente: 167 cv e 27,5 kgfm a 1.600 rpm. Nas aplicações usadas pela Renault eram 170 cv e 27,5 kgfm até a entrada em vigor do Proconve L8.

Motor 1.3 turbo usado por Duster e Oroch
Motor 1.3 turbo usado por Duster e OrochFernando Pires/Quatro Rodas

A adequação dos motores inclui uma série de sistemas, um novo mapa para o motor e também a adoção do sistema ORVR que evita emissões, entre outras exigências.

Procurada, a Renault informou que divulgará, em breve, como ficaram os valores de potência e torque dos seus carros após ficaram em conformidade com o Proconve L8. Isso sugere que houve uma redução de potência pelo menos para o Renault Duster, único modelo com motor 1.3 turbo em produção atualmente. A Oroch 1.3 turbo saiu de linha.

- Advertisement -
Ad image
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

A produção nacional do motor 1.3 TCe é estratégica, porém. Ele será o principal motor do Projeto 1312 (o possível Renault Boreal), um SUV médio que estreia no segundo semestre para ser o maior e mais tecnológico automóvel da Renault já fabricado no Brasil, concorrendo com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Você pode conferir mais detalhes aqui.

Nacionalizado enquanto demanda europeia reduz

Motor HR13 /1.3 TCe
Motor HR13 /1.3 TCeDivulgação/Renault
Continua após a publicidade

Desenvolvido sob uma parceria entre a Renault e a Mercedes-Benz, o motor HR13 foi lançado na Europa em 2018 e chegou ao Brasil primeiro equipando carros da Mercedes, como os Classe A, CLA e GLB – justamente com 163 cv. Hoje, também está presente em alguns Dacia e Nissan. Mas as aplicações na Europa estão diminuindo.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O último Renault lançado na Europa com o motor 1.3 TCe foi o Austral, em 2022. Mas também pode ser encontrado por lá no Kangoo e no Captur, que já perdeu a versão de 160 cv. As próximas são as versões de 140 e 130 cavalos, que têm sistema híbrido leve de 12V.

Continua após a publicidade
Novidade entre os SUVs médios
Renault AustralDivulgação/Quatro Rodas

Seu substituto é um motor três cilindros 1.2 turbo que já equipa o Dacia Bigster (a base do projeto 1312, por sinal) na Europa. Híbrido leve, esse motor promete menor consumo e menos emissões em suas versões com 130 e 140 cv. Mas é uma troca a contragosto dos europeus, que gostam do 1.3 turbo.

Quem é a Horse?

A Horse Powertrain é uma joint venture entre a Renault e a Geely, que uniu as respectivas divisões de motores a combustão em uma única empresa que fornece motores para todas as marcas dos dois grupos: Nissan, Mitsubishi, Volvo, Lynk&Co, Dacia e Proton, além de outras fabricantes. A Horse também é a responsável pela fabricação do motor 1.0 TCe de 125 cv que equipa o Renault Kardian.

A fábrica da Horse no Brasil fica em Curitiba (PR) e recebeu um investimento de R$ 100 milhões em 2024 para viabilizar o novo motor. O início da produção do motor 1.3 turbo no Brasil evita a importação dos motores prontos da fábrica de Valladolid, na Espanha.

Publicidade

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Bitcoin fica de lado com Fed e expectativa por sinais de Powell 
Next Article RD Congo: Rebeldes do M23 avançam para nova cidade após conquista de Goma 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?