Marca de carros de luxo adota conceito de modernismo exuberante
Este conteúdo foi originalmente publicado em Nova identidade visual da Jaguar gera polêmica no site CNN Brasil. Auto, Design, Jaguar CNN Brasil
Colorida, leve, moderna e diversa. Esses são alguns dos conceitos da nova identidade visual da Jaguar, que propõe uma guinada na marca de 102 anos de carros esportivos de luxo. A nova logo abandona o marcante felino que simbolizava a marca, e a mudança gerou polêmica nas redes sociais.
A nova identidade utiliza tipografia minimalista e o conceito de modernismo exuberante, que busca alinhar a marca com tendências contemporâneas.
Desde sua criação, o logotipo da Jaguar já passou por várias transformações significativas.
Nos anos 1950, ele trazia apenas o rosto do jaguar, evoluindo na década de 1980 para a figura lateral do animal, que se tornou um dos símbolos mais reconhecíveis da indústria automotiva.
Além disso, o felino saltador no capô se consolidou como um ícone de elegância e exclusividade dos modelos da marca. O elemento é típico de carros de luxo, como a estrela da Mercedes-Benz ou o Spirit of Ecstasy da Rolls-Royce.
A nova logo elimina essas referências tradicionais, priorizando uma tipografia com letras minúsculas e mais arredondadas, espaçamento maior e design simplificado.
Antes, a Jaguar tinha desenho mais geométrico e agressivo. A mudança, segundo a Jaguar, reflete o desejo de modernizar sua imagem e atrair uma nova geração de consumidores.
“Esta é uma reinvenção que recaptura a essência da Jaguar, retornando-a aos valores que a consagram, ao mesmo tempo que a mantém relevante para o público atual. Estamos criando a Jaguar para o futuro, restaurando seu status como uma marca que enriquece a vida de nossos clientes e da comunidade Jaguar”, diz Gerry McGovern, Chief Creative Officer (CCO) da Jaguar.
A marca adota a filosofia “Copy Nothing” (“Não copie nada”), inspirada em sir William Lyons, fundador da Jaguar, e sua visão de que a marca deveria ser única.
A campanha de rebranding ainda apresentou uma vídeo ultracolorido com pessoas diversas, sem apresentar um carro. No dia seguinte ao lançamento, um teaser foi publicado. Mais informações serão divulgadas em 2 de dezembro.
A mudança na identidade ocorre em um momento de reestruturação para a Jaguar.
Desde que foi adquirida pela Tata Motors em 2008 e fundida com a Land Rover, a marca experimentou um período de crescimento significativo, triplicando suas vendas entre 2011 e 2018.
No entanto, desde 2022 as vendas caíram drasticamente, levando a uma revisão profunda no portfólio de produtos.
Modelos como os sedãs XE e XF e o SUV E-Pace foram descontinuados, e apenas o F-Pace, um SUV que se tornou o mais vendido da marca, continuará em produção a partir de 2025, exclusivamente para exportação.
A nova identidade visual é parte de um esforço para reposicionar a Jaguar em um mercado dominado por veículos elétricos e inovações tecnológicas.
Polêmica nas redes
No entanto, a nova identidade da Jaguar não foi bem recebida pelo público. A reação, em grande parte, é negativa com muitos usuários expressando desaprovação nas redes sociais da empresa.
Alguns pedem retorno aos tempos em que a Jaguar era sinônimo de carros a combustão equipados com motores V8 potentes.
Outros questionaram a tentativa de conciliar modernidade com um estilo de design inspirado em décadas passadas.
No vídeo publicado na página do Facebook da empresa, é possível mensurar o humor dos fãs. A publicação possui 14 mil interações, sendo 10 mil de risada, mil de raiva, 1,9 mil de tristeza e apenas 1,3 mil de aprovação.
-
1 de 7Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
-
2 de 7Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
-
3 de 7Logo antiga x nova da Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Reprodução
-
-
4 de 7Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
-
5 de 7Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
-
6 de 7Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
-
-
7 de 7Jaguar: teaser do novo modelo elétrico da marca • Divulgação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Nova identidade visual da Jaguar gera polêmica no site CNN Brasil.