By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Nova RDC 948/24: avanço regulatório para o registro de medicamentos
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Nova RDC 948/24: avanço regulatório para o registro de medicamentos
outros

Nova RDC 948/24: avanço regulatório para o registro de medicamentos

Última atualização: 6 de fevereiro de 2025 06:00
6 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Já está em vigor a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 948, de 12 de dezembro de 2024, publicada pela Anvisa, que estabelece os requisitos gerais para a regularização sanitária de medicamentos de uso humano.

Contents
Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setorPrincipais avanços da RDC 948/24Pontos de atenção

A normativa promove a convergência regulatória internacional e a uniformização dos critérios para diferentes categorias de medicamentos, representando um importante avanço na redução da burocracia e no aumento da previsibilidade regulatória no Brasil.

Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor

A RDC 948/2024 visa oferecer maior clareza e transparência às partes interessadas, especialmente no âmbito de medicamentos e vacinas de relevância pública. Ao possibilitar uma avaliação contínua dos medicamentos e introduzir medidas de controle de riscos, a regulamentação contribui para um sistema de saúde mais seguro e eficiente. No entanto, sua implementação eficaz dependerá de uma aplicação cuidadosa e equilibrada, com foco na gestão de riscos e na transparência das informações.

Principais avanços da RDC 948/24

  • Avaliação baseada em benefício-risco: consolidando um legado da pandemia de Covid-19, a norma promove maior eficiência regulatória sem comprometer a segurança sanitária. A análise detalhada da relação entre benefícios e riscos considera impactos imediatos, além de efeitos sociais e econômicos;
  • Submissão contínua: o conceito de submissão contínua acelera a avaliação de medicamentos em situações de emergência sanitária, favorecendo a inovação e o acesso rápido a tratamentos essenciais;
  • Evidências do mundo real (EMR): a inclusão formal das EMR para todos os tipos de medicamentos, incluindo biológicos e fitoterápicos, reflete uma tendência global, permitindo decisões mais rápidas baseadas em dados de uso real;
  • Aprovação com pendências: medidas inovadoras permitem maior flexibilidade regulatória, com termos de compromisso que garantem o cumprimento dos requisitos técnicos sem prejudicar o acesso a tratamentos essenciais; e
  • Transparência e publicização de pareceres: A obrigatoriedade da publicização dos pareceres técnicos da Anvisa fortalece a confiança pública e o controle social das decisões regulatórias.

Pontos de atenção

Apesar dos avanços, a aplicação prática da definição de risco sanitário pode ser desafiadora, especialmente em contextos com dados limitados. A Anvisa deverá garantir uma avaliação de risco consistente e baseada em evidências robustas, evitando decisões precipitadas.

- Advertisement -
Ad image

No contexto pós-pandemia, espera-se que a agência mantenha o foco na avaliação de benefício versus risco e na ampliação do acesso, incorporando os avanços da nova regulamentação de forma sustentável e transparente.

Essa abordagem é especialmente relevante na avaliação de medicamentos e vacinas essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), como as vacinas contra dengue, Covid-19, varicela, entre outras que salvam vidas no país.

A efetiva implementação da RDC 948/24 deverá ser acompanhada de perto para avaliar seus resultados práticos e impactos no sistema de saúde brasileiro.

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article ‘BBB 25’: Delma detona Diogo Almeida e faz acusação envolvendo Aline
Next Article Ingressos por R$ 10: Semana do Cinema começa nesta quinta-feira (6) 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?