By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: O impacto das metas planares na Política Nacional de Resíduos Sólidos
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > O impacto das metas planares na Política Nacional de Resíduos Sólidos
outros

O impacto das metas planares na Política Nacional de Resíduos Sólidos

Última atualização: 25 de janeiro de 2025 02:13
8 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Instituída em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), legislação federal que regula o trânsito e descarte das embalagens pós-consumo no Brasil, definiu um ponto de virada significativo na agenda ambiental do país e recebeu um importante reforço com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Metas Planares), instituído por meio do Decreto Nº 11.043 (13/04/2022), que prevê um piso uniforme de 30% para a recuperação das embalagens colocadas no mercado pelas empresas.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailConheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

Junto a isso, a previsão de encerramento de todos os lixões e a expectativa de aumento da recuperação de resíduos para cerca de 50% em duas décadas reforça a urgência do tema. Desde o lançamento da PNRS, 16 estados brasileiros já regulamentaram a logística reversa em suas respectivas jurisdições, uma quantidade expressiva e importante, mas não totalitária, já que a aplicação e fiscalização da lei compete ao poder público estadual. Além de reforçar o arcabouço jurídico sobre o tema, o incremento trazido pelo Planares é fundamental para alavancar os índices de reciclagem regionais e contribuir com o fim do descarte incorreto de resíduos, ao assegurar processos mais eficientes e regulamentações legais para que cada tipo de material tenha o destino correto.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O cenário brasileiro ainda demanda muito trabalho: a taxa de reciclagem no país está em 4%, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrema (https://www.abrema.org.br/panorama/) ). Com a instituição do Planares, é possível que o ponteiro avance positivamente e de forma mais acelerada nos próximos anos com o crescimento gradativo dos índices. Com o advento do Planares como um incremento no bojo da Política Nacional de Resíduos Sólidos, é esperado pelo setor de logística reversa um aumento na demanda pela reciclagem por parte das indústrias e empresas, de modo a adequarem-se aos parâmetros legais.

Por meio da emissão de certificados de reciclagem e da intermediação com Ministério Público e secretarias estaduais de Meio Ambiente, é possível mitigar os riscos das empresas para o cumprimento das obrigações legais e fomentar uma rede de economia e investimentos direcionados às centrais de triagem e parceiros remunerados pelo serviço ambiental de destinação correta. A aplicação da logística reversa também fomenta a profissionalização e incremento de renda à categoria, com importantes ganhos aferidos aos trabalhadores. Segundo dados da pesquisa feita pelo Instituto Quantas, 67% dos consumidores afirmaram dar preferência a empresas com selos de comprometimento com a reciclagem e impacto socioambiental.

- Advertisement -
Ad image

Entre os sentimentos sobre os selos verdes, que atestam a compensação ambiental equivalente da quantidade de resíduos no mercado, há a percepção do consumidor que eles têm tanta relevância quanto o desempenho do produto, sendo um agregador direto e objetivo de valor às marcas. Outros 77% dos entrevistados consideram que os selos que demonstram o compromisso socioambiental das marcas por meio da sustentabilidade e reciclagem são de grande importância e 63% indicaram que preferem marcas que possuam selos ou certificações de compromisso na hora da compra.

Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

O espírito de nossa época revela que a ética empresarial e as práticas sustentáveis atreladas à governança das empresas são cada vez mais valorizados e também indicadores da saúde financeira da empresa e de sua credibilidade perante a sociedade e stakeholders. Portanto, o cumprimento da PNRS não versa apenas sobre legalidade, mas também atesta a postura da empresa e seu comprometimento diante da agenda ESG. A valorização da reciclagem e dos créditos ambientais também está relacionada ao fortalecimento de toda os profissionais da reciclagem e tem impacto direto sobre as organizações de catadores, com consequente profissionalização e incremento de renda para toda a cadeia vinculada à aplicação de logística reversa, contribuindo de forma sistêmica para uma gestão consciente e correta dos resíduos sólidos.

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Joga lixo na rua? GDF usará drones para multar sujões. Veja valores
Next Article EUA renovam adesão ao pacto antiaborto, diz secretário de Estado 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?