Presidente dos Estados Unidos planeja reconstruir território e realocar palestinos para países vizinhos
Este conteúdo foi originalmente publicado em ONU alerta contra possível limpeza étnica em Gaza após fala de Trump no site CNN Brasil. Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Faixa de Gaza, Guerra de Israel, Israel, ONU, Palestinos CNN Brasil
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, alertou na quarta-feira (5) contra qualquer forma de limpeza étnica na Faixa de Gaza e enfatizou a importância de aderir aos princípios fundamentais do direito internacional.
Guterres fez os comentários ao discursar no Comitê sobre o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino, respondendo às declarações recentes do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre Gaza e o deslocamento de seus moradores.
Em coletiva ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na terça-feira (4), Trump afirmou que os Estados Unidos controlarão Gaza e pontuou que os palestinos deveriam ser realocados para outros locais, como Jordânia e Egito.
“Em sua essência, o exercício dos direitos inalienáveis do povo palestino é sobre o direito deles de simplesmente viverem como seres humanos em sua própria terra”, afirmou Guterres.
“É vital permanecer fiel à base do direito internacional. É essencial evitar qualquer forma de limpeza étnica”, comentou.
O secretário-geral mais uma vez pediu aos Estados-membro da ONU que apoiem o trabalho essencial da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).
Ele apelou também aos Estados-membro, doadores e à comunidade internacional para financiarem integralmente as operações humanitárias e atenderem às necessidades urgentes.
Além dos esforços para continuar a pressão por um cessar-fogo permanente e a libertação de todos os reféns sem demora, a comunidade internacional não deve piorar o problema, comentou Guterres.
“É vital permanecer fiel à base do direito internacional. É essencial evitar qualquer forma de limpeza étnica”, afirmou.
Porta-voz da ONU também alerta contra limpeza étnica
Quando perguntado sobre o plano de Trump para Gaza em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (5), o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, advertiu que “qualquer deslocamento forçado de pessoas equivale a uma limpeza étnica”.
“O secretário-geral falou esta manhã com Sua Majestade o Rei Abdullah da Jordânia sobre a situação na região”, acrescentou Dujarric.
Francesca Albanese, a relatora especial da ONU sobre a situação dos direitos humanos nos territórios palestinos, também condenou as declarações recentes de Trump sobre os EUA “assumirem” e “serem donos” de Gaza.
Albanese classificou essas observações como não apenas ilegais, mas também imorais e irresponsáveis.
Este conteúdo foi originalmente publicado em ONU alerta contra possível limpeza étnica em Gaza após fala de Trump no site CNN Brasil.