Abdel Fattah al-Sisi afirmou que essa “é uma injustiça da qual não posso participar”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do Egito rejeita ideia de Trump de deslocar palestinos de Gaza no site CNN Brasil. Internacional, Espanha, Mães, Maternidade CNN Brasil
O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, rejeitou a ideia levantada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de realocar os palestinos que vivem na Faixa de Gaza para o Egito e a Jordânia.
Trump afirmou na segunda-feira (27) que havia falado com Sisi sobre a ideia, mas autoridades egípcias ressaltaram que a ligação não havia ocorrido.
Questionado sobre um possível deslocamento de palestinos para o país, Sisi destacou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (29) que “relocalizar e deslocar à força o povo palestino de suas terras é uma injustiça da qual não posso participar”.
O presidente egípcio observou que é “importante para aqueles que ouviam entender que esta região tem uma nação com uma posição clara sobre esta questão”.
“A injustiça histórica infligida aos palestinos, incluindo seu deslocamento e incapacidade de retornar às suas terras, já aconteceu antes. Poderia acontecer de novo? Eu não acredito nisso. Eu digo que se o povo egípcio fosse solicitado a aceitar isso, eles se levantariam e diriam não”, comentou.
O que Trump disse sobre deslocamento de palestinos?
Anteriormente, Trump havia dito: “Gostaria que o Egito aceitasse pessoas, e gostaria que a Jordânia aceitasse pessoas… Estamos falando de provavelmente um milhão e meio de pessoas, e nós simplesmente limparemos tudo isso”.
“Gostaria que [Sisi] aceitasse alguns deles, nós os ajudamos muito, e tenho certeza de que ele pode nos ajudar, ele é um amigo meu”, pontuou.
“Para ser honesto, é uma parte muito difícil do mundo. Como dizem, é um bairro difícil, mas acho que podemos fazer isso”, ponderou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do Egito rejeita ideia de Trump de deslocar palestinos de Gaza no site CNN Brasil.