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Projeto prepara estudantes brasileiros para olimpíadas acadêmicas 

Última atualização: 26 de janeiro de 2025 06:00
8 meses ago
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Organizações estudantis tentam manter vivo o espírito das olimpíadas acadêmicas e científicas com projetos que incentivam e preparam alunos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Projeto prepara estudantes brasileiros para olimpíadas acadêmicas no site CNN Brasil.  Educação, Ciência, Estudos, Olimpíadas CNN Brasil

Contents
Leia MaisOlimpíada de Português abre inscrições para escolas públicas e privadasAlunos da Unicamp vencem desafio Nasa sobre mudanças climáticasOuro em matemática: meninas colocam Brasil em 1º lugarO que, afinal, é o NOIC?Qual o impacto da plataforma?Obstáculos e vitóriasImportância da comunidade

As olimpíadas acadêmicas estudantis são competições que ajudam jovens a se desenvolver e, no meio do caminho, a decidir a carreira que querem seguir. No Brasil, elas começaram no fim dos anos 70, quando ocorreu a primeira Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Hoje, meio século depois, organizações estudantis tentam manter vivo o espírito das olimpíadas acadêmicas e científicas com projetos que incentivam e preparam estudantes para competições no Brasil e ao redor do mundo.

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A CNN conheceu um desses projetos, o NOIC (Núcleo Olímpico de Incentivo à Ciência). Gabriel Hemetrio, responsável pela iniciativa, explicou como apoiam e desenvolvem estudantes. Confira:

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O que, afinal, é o NOIC?

O projeto NOIC foi fundado em 2013 por estudantes veteranos em olimpíadas científicas. Hoje, o principal objetivo da organização é democratizar o acesso à preparação para essas competições, de acordo com Hemetrio.

“A principal missão do projeto NOIC, desde sua criação, é democratizar o acesso à preparação e incentivar a participação em olimpíadas científicas”, afirmou.

Nesse processo, os mentores do projeto oferecem guias de estudo, cursos teóricos e simulados, todos disponíveis gratuitamente no site. A plataforma conta com equipes em diversas áreas do conhecimento, abrangendo exatas, humanas, biológicas, informática e linguística.

“É muito importante para nós garantir não apenas a gratuidade, mas também a acessibilidade de nossos recursos”, explicou.

“Buscamos fomentar um ambiente de aprendizado mais justo e igualitário, em que alunos de baixa renda, muitos de escolas públicas, possam contar com a mesma preparação de excelência oferecida em grandes escolas privadas.”

Qual o impacto da plataforma?

Cerca de três mil pessoas utilizam o conteúdo do NOIC todo dia e se somam a um montante de seis milhões de pessoas já impactadas.

Para mobilizar esse grupo de pessoas, o NOIC também organiza as Olimpíadas Brasileiras Online (OBOs), que servem como preparação para competições nacionais, e oferecem prêmios como medalhas e livros.

Obstáculos e vitórias

Para os organizadores do NOIC, existe uma barreira de acesso entre os estudantes e as olimpíadas, que passa pela falta de divulgação das escolas.

“Grande parte dessas competições exige que a inscrição seja realizada pela escola. Contudo, por não serem amplamente divulgadas, diversas instituições de ensino deixam de inscrever seus alunos, impedindo-os de aproveitar as inúmeras oportunidades disponíveis no universo olímpico.”

Outro obstáculo, para eles, é a limitada acessibilidade a materiais de preparação, como livros especializados e bancos de questões.

“Nos últimos anos, entretanto, esse cenário tem melhorado, e as competições acadêmicas vêm recebendo um apoio crescente de professores e secretários de educação”. analisou o jovem.

“Muitas olimpíadas, como a OBA [Olimpíada Brasileira de Astronomia], também promovem o NOIC como uma plataforma eficiente para que os alunos se preparem de forma mais eficaz.”

Em outro ponto, Gabriel diz que os resultados internacionais de estudantes brasileiros também têm feito com que as competições tenham maior atenção.

“O Brasil tem conquistado mais medalhas de ouro em olimpíadas internacionais, com muitos dos medalhistas tendo utilizado a plataforma do NOIC.”

Importância da comunidade

Para ele, o que mantém a paixão de jovens e educadores pelas olimpíadas estudantis é o conexão entre os que participam das competições, criando um sentido de rede. Para isso, o projeto cria grupos virtuais que permitem a interação entre quem estuda e quem apoia no processo.

“Reconhecemos que essa troca é essencial para o desenvolvimento acadêmico e social dos jovens, e, por esse motivo, promovemos ativamente esse aspecto em nosso projeto”, disse.

Para continuar funcionando de maneira gratuita, o NOIC se empenha em popularizar as olimpíadas científicas buscando parcerias com secretarias de educação, organizações educacionais e a mídia. Essa construção, para eles, é fundamental.

“Pretendemos, no futuro, dialogar com ainda mais organizações e órgãos governamentais para que as olimpíadas sejam cada vez mais conhecidas e valorizadas, juntamente com a promoção de materiais preparatórios. Uma das ambições do projeto é sensibilizar o MEC (Ministério da Educação) para a divulgação das olimpíadas e de plataformas de preparação, como o próprio NOIC, nas escolas públicas.”

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Projeto prepara estudantes brasileiros para olimpíadas acadêmicas no site CNN Brasil.

 

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