By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
RMS No Ar®RMS No Ar®RMS No Ar®
  • Início
Lendo: Sem provas, Daniel Noboa questiona resultados eleitorais no Equador 
Compartilhe
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
RMS No Ar®RMS No Ar®
Font ResizerAa
  • Notícias
  • Esporte
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
  • Início
Já possui uma conta? Entrar
Siga nas redes
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
RMS No Ar® > Blog > outros > Sem provas, Daniel Noboa questiona resultados eleitorais no Equador 
outros

Sem provas, Daniel Noboa questiona resultados eleitorais no Equador 

Última atualização: 11 de fevereiro de 2025 20:10
7 meses ago
Compartilhe
Compartilhe

Observadores internaconais que acompanharam a apuração descartam fraude
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem provas, Daniel Noboa questiona resultados eleitorais no Equador no site CNN Brasil.  Internacional, Daniel Noboa, Eleições Presidenciais, Equador CNN Brasil

Contents
Leia MaisRússia liberta professor americano Marc Fogel após quatro anos presoCâmera flagra colisão de aviões que deixou um morto em aeroporto dos EUAEUA: Deputados fazem força-tarefa parar tirar “segredos federais” de sigilo

Durante uma entrevista transmitida pela Presidência do Equador, o presidente Daniel Noboa se referiu, nesta terça-feira (11), aos resultados das eleições de domingo, 9 de fevereiro. Sem apresentar provas, Noboa disse que, em sua opinião, houve supostas “irregularidades” nos resultados que encaminham o país a uma segunda volta eleitoral entre Noboa e a candidata do correísmo, Luisa González.

“Houve muitas irregularidades. Continuávamos contando, continuávamos revisando em certas províncias e havia coisas que não batiam. Inclusive, não batiam com a contagem rápida da OEA, que nos colocava com um número maior”, declarou Noboa, sem apresentar evidências ou detalhes de suas alegações.

A CNN consultou a Presidência da República para saber se Noboa apresentará provas e detalhes sobre as supostas irregularidades que expôs durante a entrevista desta terça-feira e aguarda uma resposta.

- Advertisement -
Ad image

A Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) respondeu por meio de um comunicado, informando que os dados da contagem rápida do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) coincidem com os dados obtidos através da contagem rápida realizada de forma independente pela missão e que “se mantém dentro da margem de erro”.

“Os resultados refletem que haverá segundo turno (…) A Missão, até o momento, não identificou nem recebeu indícios de irregularidades generalizadas que possam alterar os resultados da eleição. Ao mesmo tempo, convida para que qualquer denúncia seja apresentada às autoridades competentes”, enfatizou a missão da OEA.

Por sua vez, a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (UE), durante a apresentação de seu relatório preliminar eleitoral em Quito, se manifestou sobre alegações de Noboa, descartando a possibilidade de que tenha ocorrido fraude no processo.

Leia Mais

  • Rússia liberta professor americano Marc Fogel após quatro anos preso

    Rússia liberta professor americano Marc Fogel após quatro anos preso

  • Câmera flagra colisão de aviões que deixou um morto em aeroporto dos EUA

    Câmera flagra colisão de aviões que deixou um morto em aeroporto dos EUA

  • EUA: Deputados fazem força-tarefa parar tirar “segredos federais” de sigilo

    EUA: Deputados fazem força-tarefa parar tirar “segredos federais” de sigilo

“Não temos um único elemento objetivo que indique que houve qualquer tipo de fraude”, afirmou Gabriel Mato, chefe da missão da União Europeia.

Mato qualificou as eleições como “transparentes, bem organizadas e pacíficas, com desafios pendentes e um segundo turno no horizonte”.

“O CNE organizou as eleições de maneira transparente e eficiente, embora a confiança nas autoridades eleitorais tenha permanecido muito baixa (…) Apesar disso, os preparativos eleitorais ocorreram sem contratempos e de acordo com o calendário eleitoral”, especificou o organismo em seu relatório preliminar.

A missão também se pronunciou sobre a contagem dos votos. “A apuração foi considerada transparente e confiável, embora pudesse ter se beneficiado de maior capacitação. Apenas seis horas após o fechamento, o CNE já havia processado e publicado as atas de resultados presidenciais em 75% das mesas receptoras de votos, garantindo também a transparência e rastreabilidade de sua transmissão”, detalhou a missão da União Europeia.

Por meio de um comunicado, o Conselho Nacional Eleitoral acolheu o que foi exposto pela missão da UE e insistiu que garante a transparência do processo.

“O CNE reafirma seu compromisso com a democracia equatoriana e com a garantia de eleições justas e transparentes. A instituição continuará trabalhando na consolidação de processos eleitorais modernos, confiáveis e inclusivos, fortalecendo a confiança da cidadania e da comunidade internacional no sistema eleitoral do país”, afirmou.

Durante a campanha, o presidente e seus simpatizantes promoveram mensagens e propaganda sobre uma possível vitória de Daniel Noboa no primeiro turno, algo que após as eleições não foi possível, pois nem ele nem a principal candidata opositora, Luisa González, alcançaram os votos necessários.

No início da tarde desta terça-feira e com 97% das atas processadas, o CNE mantém uma margem apertada entre os dois candidatos que irão ao segundo turno no dia 13 de abril: Noboa, com 44,17%, e González, com 43,94% dos votos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem provas, Daniel Noboa questiona resultados eleitorais no Equador no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Festival 10 Horas de Arrocha divulga primeiras atrações e inicia vendas com promoção imperdível

Empregador Doméstico Não Pode Mais Deduzir Contribuição ao INSS no IR, Mas Deve Fornecer Informe de Rendimentos

Homem morre em acidente com caminhonete e ônibus na Bahia; arma e drogas são apreendidas

Dívidas milionárias dificultam retorno da Texaco ao Brasil, dizem fontes

Jerônimo Rodrigues destaca “legado grandioso” deixado por André Curvello na Secom

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Bruna Biancardi mostra cômodos de nova mansão em Santos; veja 
Next Article Pai mata bebê de 1 ano após acertar vítima com pedaço de madeira durante discussão com companheira
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RMS No Ar®RMS No Ar®
© RMS no Ar. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?